Teresinense poderá doar até 3% do seu Imposto de Renda; confira

Teresinense poderá doar até 3% do seu Imposto de Renda; confira

A ação faz parte de uma campanha promovida por entidades de classe e pela prefeitura para alavancar fundos para o Fundo Municipal de Assistência

Os teresinenses que ainda não fizeram sua declaração do Imposto de Renda deste ano de 2014 poderão doar até 3% do valor do imposto para o Fundo Municipal de Assistência à Criança e ao Adolescente. A medida faz parte da campanha ?Declare Amor e Renda um Futuro?, da Prefeitura Municipal de Teresina, que foi lançada na última terça-feira (01).

A contribuição incide sobre o valor do imposto devido para fundos de assistência que financiam projetos voltados para a proteção e defesa da criança e adolescente.

A campanha é desenvolvida pela Prefeitura de Teresina, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI), Sescon-PI e Sindicato dos Contabilistas do Estado do Piauí (Sindcont-PI).

O prefeito Firmino Filho destacou que a campanha é importante porque, ao doar, o teresinense vai saber para onde irá e onde será aplicado o dinheiro do seu imposto. ?As pessoas costumam reclamar muito de pagar impostos, por não verem o resultado prático disso.

Elas reclamam que o dinheiro vai para Brasília e de lá não sabem o que é feito com ele. Com essa campanha, o teresinense tem a chance de deixar uma parcela do seu imposto na nossa capital, para ser investido aqui. É só 3%, parece pouco, mas é importante para as nossas crianças?, afirmou.

O Fundo Municipal de Assistência à Criança e ao Adolescente, para onde será destinado os 3% da doação, é gerido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

A secretária do Trabalho e Assistência Social, Mauriceia Carneiro, afirma que a campanha vem para reforçar o trabalho que já vem sendo realizado pelas instituições, em favor da criança e adolescente na capital.

?A Prefeitura Municipal de Teresina já realiza um trabalho, mas também precisa do apoio da sociedade e essa campanha vem para ajudar. A população precisa se sensibilizar para essa causa?. Afirmou.

Para doar é fácil, o contribuinte, ao preencher a declaração completa, clica na guia ?Resumo da Declaração?. Em seguida, clica em ?Doações Diretamente na Declaração ECA?, seleciona fundo municipal e escolhe Teresina, dentre os municípios teresinenses listados.

Depois disso, o contribuinte preenche o valor da doação (que é de até 3% do imposto de renda devido), em seguida imprime o DARF, que será gerado por meio da guia imprimir. Depois de feito tudo isso, o pagamento deverá ser feito até o dia 30 de abril, prazo máximo para declaração do imposto de renda.

Fonte: Pollyana Carvalho