Termina prazo para Receita normalizar sistema do IR

De sábado, às 15h, até às 11h deste domingo, os contribuintes só puderam preencher e gravar a declaração

Acabou o prazo dado pela Receita Federal para que o sistema de recepção das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 volte a funcionar. No sábado (5), as transmissões foram suspensas para a manutenção do sistema segundo a Receita Federal. Normalmente, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) suspende a recepção das declarações entre 1h e 5h.

De sábado, às 15h, até às 11h deste domingo, os contribuintes só puderam preencher e gravar a declaração. Como as transmissões estavam suspensas, a alternativa foi guardar as informações no computador e fazer o envio posteriormente. São dois os programas necessários para o contribuinte cumprir com suas obrigações fiscais: o programa gerador da declaração e um outro responsável pela transmissão, sendo que os dois ficam disponíveis a qualquer horário no site da Receita.

A paralisação deste final de semana foi de rotina, informou a Receita. Não teve a ver com o incidente da última quarta-feira (2), quando um problema no centro de dados do Serpro em São Paulo interrompeu, por algumas horas, a transmissão das declarações e a emissão de documentos, inclusive, nos departamentos de Trânsito (Detrans) de vários estados.

A Receita Federal espera receber 24 milhões de declarações, praticamente o mesmo volume de 2010 e 2009. De acordo com o Fisco, o número de contribuintes não cresceu por causa de mudanças que desobrigaram a entrega do documento em determinadas situações. Este ano, a Receita desonerou os contribuintes com patrimônio entre R$ 80 mil e R$ 300 mil e acabou com a obrigatoriedade para quem preenchia o formulário apenas por ter sido sócio de empresa.

Fonte: Terra, www.terra.com.br