Tesouro Estadual divulgará Procedimentos Contábeis à usuários no PI

Papel de orientar os Contadores e gestores financeiros dos órgãos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência do Tesouro do Estado-SUTESP, por intermédio da Unidade de Controle Contábil-UNICON, com o objetivo de padronizar as práticas contábeis no âmbito da esfera estadual sob a mesma base conceitual, passará a divulgar no site da SEFAZ, a partir do mês de agosto, os Procedimentos Contábeis Padronizados - PCP´s.

Os PCP´s servirão como guia aos usuários do sistema SIAFEM, e poderão ser consultados para esclarecer dúvidas sobre lançamentos contábeis, como por exemplo: registro de receitas, contabilização da folha de pagamento, controle de Restos a Pagar, baixa de bens do almoxarifado, etc. Esses procedimentos devem seguir as diretrizes das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCTSP, bem como do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP. 

De acordo com o Analista do Tesouro Estadual e Contador-Geral do Estado, Ricjardeson Dias, esta demanda é antiga. “O manual do SIAFEM está defasado desde 2009, e precisamos fornecer aos usuários do sistema uma ferramenta que contribua para uma melhor operacionalização, principalmente para aqueles que estão iniciando agora”.

A Unidade de Controle Contábil-UNICON tem o papel de orientar os Contadores e gestores financeiros dos órgãos da Administração direta e indireta, de todos os Poderes, no âmbito estadual, para que executem práticas contábeis, orçamentárias e financeiras adequadas à legislação. 

O Contador-Geral esclarece que em 2013 foi criada a Coordenação de Procedimentos Contábeis, dentro da estrutura da UNICON, mas desde então não haviam sido dadas as condições para iniciar os trabalhos. Somente agora, com o respaldo da equipe gestora da Fazenda, é que esse trabalho está sendo iniciado, e trará muitos benefícios para a profissionalização da Contabilidade do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES