Tomate e batata lideram alta de preços no Piauí

Tomate e batata lideram alta de preços no Piauí

Entresafra e chuvas junto à grande procura aumentaram os preços dos produtos

Na Semana Santa, período de grande comercialização de produtos na Central de Abastecimento do Estado (Ceapi), os preços de alguns produtos registraram uma forte alta. Este foi o caso do tomate e da batata inglesa. Nesta semana, mesmo com uma pequena redução nos preços, o quilo desses produtos vem registrando um aumento considerável.

?Na semana passada na véspera do feriado teve o dia do tomate ser comercializado aqui na Ceapi até de R$ 5 o quilo. Esta semana iniciou com uma baixa nos preços e hoje estou comercializando o quilo a R$ 3,50, mas mesmo assim o consumidor acha caro e está mesmo?, explica o permissionário Juscelino José de Araújo que trabalha na Ceapi há 13 anos.

Basicamente, o tomate consumido no Piauí é produzido no Ceará e na Bahia, já a batata vem da região Sul do país, de estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. De acordo com o auxiliar técnico da Ceapi, João Cícero Lima, que é responsável pela cotação dos produtos no mercado, as chuvas foram responsáveis pela redução na oferta de batata e tomate na Ceapi.

?Por isso, as cotações foram elevadas em 60% e 100%, respectivamente. Quando temos uma grande procura por parte do consumidor e uma menor oferta é normal que haja esse aumento?, explica. Semanalmente, a Gerência de Mercado da Ceapi faz um levantamento com o preço de trinta produtos e revela aqueles que estão em alta. Ainda registrando aumento nos preços devido à entressafra João Cícero Lima destaca a banana, a laranja e o maracujá. (M.R.)

Fonte: Mar­ci­la­ny Rod­ri­gues