Último dia do ano é marcado por supermercados e salões de beleza lotados em Teresina

Último dia do ano é marcado por supermercados e salões de beleza lotados em Teresina


Como é de costume, muita gente deixou para adquirir os itens que vão compor a ceia de ano-novo na última hora. Prova disso foi que na quarta-feira (31), os supermercados, as lojas e os mercados estavam cheios de consumidores. A corrida às compras começou a ficar mais intensa desde às 8h, horário de abertura dos centros de compras.

A maior procura recai nos alimentos que compõem a ceia de ano novo como bacalhau, peru, frango, carne de porco e de vaca, legumes, frutas, sem esquecer as bebidas, como vinho, espumante, cerveja e refrigerantes. Para muitos consumidores, a ceia de réveillon deve sair mais em conta que a de Natal. Nos últimos dias, para comprar os produtos das ceias de fim de ano, alguns supermercados reduziram os preços desses artigos sazonais para acabar com os estoques. É o caso de produtos como o peru, tender, chester e dos espumantes.

Cada supermercado investe numa promoção para chamar a atenção dos clientes que pretendem festejar a virada do ano. Lucilen Maria Sampaio foi uma das consumidoras que se dirigiram cedo até o supermercado para garantir os produtos da sua ceia. Ela conta que já é tradição ter fartura na ceia de réveillon, por isso as compras não podem ser dispensadas. "Tem que ter frutas, pernil, bacalhau e as bebidas, tradicionais desta época", comenta Lucilen. "Geralmente fazemos mais comidas do que no Natal e todo mundo se reúne para dar as boas-vindas ao novo ano", finaliza.

Movimento nos salões aumenta 40%

A véspera de ano novo é conhecida por ser o dia que os salões de beleza lotam de clientes. Não são apenas os grandes salões, também os pequenos confirmam lucros em todos os setores. Em alguns estabelecimentos, o movimento chega a ter um acréscimo de 40%, no horário de 15h até 20h. Tendo em vista que o mercado de salões de beleza cresce a cada ano, em 2013, segundo pesquisa de uma grande rede de produtos de beleza, o consumo dos salões representa 5% do mercado total em produtos de cabelos no Brasil. Dentre os itens mais pedidos estão a escova de cabelo, depilação, luzes, além de mãos e pés. E os clientes são bastante exigentes, fazendo com que os salões forneçam resultados que durem a festa toda.


Os donos de salão confirmam o aumento de clientes para a virada do ano. São mulheres que desejam estar bem e não se preocupar muito durante as festas. A consultora de beleza, Fátima Sousa, proprietária de grande salão na zona Leste de Teresina, diz qual o foco nesta época. "Atendemos clientes para a posse dos políticos, que acontece hoje, e também para atender as pessoas que ficaram na cidade", explica. Ela conta que os dias de maior pico foram 23 e 24 de dezembro, mas mantém o salão aberto, pois Teresina cresce rápido e os clientes também.

Além disso, essa época difere em relação aos pedidos. "Fazemos muita depilação, unha, cabelo e banho de lua, e um mês antes tratamento corporal. Mas depilação está lotado". E os pedidos da ala masculina foram destaque, pelo fato de crescerem a cada ano. Fátima, afirma que seu salão foi pioneiro no segmento para homens no Piauí, e que o público masculino tem um diferencial. "Alguns homens são tímidos, por isso temos um espaço personalizado com muita privacidade, para que se sintam mais confortáveis", finaliza.

Fonte: Jornal Meio Norte