Uruguaio acusa Serra de tentar comprar voto; Itamaraty reage

Embaixador do Uruguai em Brasília foi convocado a dar explicações

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nota nesta terça-feira (16) na qual manifestou "descontentamento" com as declarações do chanceler do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, que teria dito a deputados uruguaios que o ministro José Serra tentou "comprar" o voto do Uruguai no imbróglio que envolve a presidência da Venezuela no Mercosul.

Na nota, o Itamaraty afirma que o governo brasileiro, por meio do secretário-geral das Relações Exteriores, Marcos Bezerra Abbott Galvão, convocou o embaixador do Uruguai no Brasil, Carlos Daniel Amorín-Tenconi, a dar explicações sobre o episódio.

Novoa afirmou, em audiência na Câmara dos Deputados do país vizinho, que o governo do Brasil ofereceu acordos comerciais com o Uruguai em troca de seu apoio no impasse sobre a presidência do Mercosul.

A conversa entre Serra e Novoa teria ocorrido quando o chanceler brasileiro visitou o Uruguai, em 5 de julho, de acordo com a reportagem.

"Não gostamos muito que o chanceler [José] Serra tenha vindo ao Uruguai nos dizer – ele fez isso publicamente, por isso digo – que pretendiam suspender a passagem [da presidência do Mercosul para a Venezuela] e que, se ela fosse realmente suspensa, nos apoiariam em suas negociações com outros países, como se estivesse tentando comprar o voto do Uruguai", disse Nin Novoa aos deputados uruguaios.

A Venezuela deveria assumir, neste semestre, o comando do bloco, mas Brasil, Paraguai e Argentina se opõem à medida, diante do cenário de crise política e econômica no país. O Uruguai, no entanto, se mostrou disposto a entregar o comando do bloco aos venezuelanos.

De acordo com Novoa, informou o "El Pais", o presidente uruguaio, Tabaré Vazques, teria ficado irritado com a oferta de Serra e dito que o Uruguais iria cumprir com a regra de rotatividade entre os presidentes do Mercosul e que passaria o cargo ao colega venezuelano, Nicolás Maduro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES