Vendas da Renault crescem 4,7% no mundo no primeiro semestre de 2014

Segundo montadora, foram comercializados 1,37 milhão de veículos

As vendas da Renault no primeiro semestre de 2014 subiram 4,7%, com a recuperação na Europa compensando uma queda na demanda em mercados emergentes, revertendo as recentes tendências de mercado da montadora.


Vendas da Renault crescem 4,7% no mundo no 1º semestre

As vendas globais da Renault avançaram para 1,37 milhão de veículos, disse a empresa na segunda-feira (7), influenciadas pelo sucesso do novo compacto Clio e crossovers compactos em sua região doméstica ampliada.

Até o ano passado, a Renault confiava em mercados emergentes para resistir ao pior de uma prolongada queda na Europa quando a demanda caiu para o pior nível em duas décadas.

As vendas do primeiro semestre subiram 18% na Europa e caíram 9% no resto do mundo, disse a Renault.

Ao mesmo tempo que inicia uma esperada recuperação na Europa, as montadoras da região viram suas vendas internacionais caírem prejudicadas pelo câmbio em mercados emergentes como Rússia e América Latina, e em meio a tensões políticas na Ucrânia.

A Rússia, segundo maior mercado da Renault um ano atrás, caiu para terceiro lugar na primeira metade de 2014. A Argentina recuou de quinto para oitavo lugar.

A montadora disse que sua fatia de mercado em países emergentes se "mantém firme" conforme a demanda enfraquece. A Renault resistiu a uma queda de 9% no mercado no Brasil e na Argentina, com entregas caindo 2%.

Fonte: Globo.com