Vendas do comércio varejista têm maior alta desde 2008, aponta pesquisa do Serasa

De acordo com a Serasa, a proximidade do fim do IPI reduzido na linha branca impulsionou as compras dos consumidores no mês passado

As vendas do comércio varejista nacional crescem 7,1% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo levantamento da Serasa. A alta foi a maior nessa base desde a registrada em dezembro de 2008, quando ficara em 7,5%. No acumulado do ano de 2009, o indicador registrou crescimento de 4,7%.

Na comparação entre mesmos meses, os principais responsáveis pela alta foram os setores de veículos, motos e peças (20,4%) e móveis, eletroeletrônicos e informática (12,2%), ambos influenciados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

IPI

De acordo com a Serasa, a proximidade do fim do IPI reduzido na linha branca impulsionou as compras dos consumidores no mês passado. Frente a setembro, a alta nas vendas de eletrodomésticos foi de 1,1%, a maior entre os setores pesquisados. No caso dos veículos, a volta gradual do IPI já pesou negativamente, reduzindo as vendas em 0,9% frente ao mês anterior.

Com esses resultados, a atividade varejista teve alta de 1,3% na comparação entre setembro e outubro, aponta a pesquisa.

O mês de outubro ainda registrou taxas mensais positivas em supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, de 0,4%; e em tecidos, vestuário, calçados e acessórios, de 0,7%. Por outro lado, tiveram queda as vendas nos segmentos de material de construção (-1,9%) e combustíveis e lubrificantes (-0,5%).

Fonte: g1, www.g1.com.br