Vendas globais da Jaguar Land Rover cresceram 19% em 2010

Vendas globais da Jaguar Land Rover cresceram 19% em 2010

No Brasil, a Land Rover bateu recorde de vendas, com 5.280 veículos

A britânica Jaguar Land Rover anunciou, nesta quarta-feira (12), aumento de 19% nas vendas globais da empresa em 2010, na comparação com o ano anterior, com 232.839 unidades comercializadas. O forte resultado é atribuído pela companhia a apresentação de novos modelos, lançamento de produtos e programas de atualização de suas linhas.

Somente a Land Rover obteve desempenho positivo nos 102 mercados onde atua. Reino Unido, EUA, China, Itália e Rússia combinados totalizaram 66% das vendas dos utilitários de luxo. A empresa destacou que a China alavancou 95%, maior crescimento mundial da Jaguar Land Rover. Apenas o Discovery 4, versão lançada no ano passado, representou 45% do mix de produtos, enquanto Range Rover Vogue e Range Rover Sport somaram 30% e o Freelander 2 teve volume de vendas aumentado em 21%.

No Brasil, a marca de SUVs premium bateu recorde de vendas, com 5.280 veículos comercializados em 2010, número 63,1% maior em relação a 2009 e 19,1% maior ante o recorde histórico anterior, registrado em 2008. O Freelander 2, com 49,6% do total de vendas da marca em 2010 foi um dos responsáveis pelo bom desempenho no período, com crescimento de 70,6% em relação a 2009, número que também marcou o recorde de unidades comercializadas do modelo no país.

?O ano de 2010 ainda foi desafiador para a indústria automobilística, mas, ainda assim, a Land Rover conseguiu bater recordes, como o de março, o melhor mês de vendas da história da marca. A apresentação do Range Rover Evoque e a renovação de toda a linha criou muito interesse pela marca?, afirmou em nota o diretor global da Land Rover, John Edwards.

Por sua vez, a Jaguar registrou um ano ligeiramente melhor do que em 2009, com o lançamento do novo XJ e o término da produção do X-Type, forçando os clientes a subirem uma categoria na gama de sedãs de luxo da Jaguar. Fundamentalmente uma marca de nicho, a Jaguar tem no Reino Unido, EUA, Alemanha, China e Itália seus melhores mercados que, juntos, representaram incremento de 74% nas vendas. O XF continua o bom desempenho, com 8% do mix de produtos, e o XJ começa a ganhar espaço, especialmente nos EUA, onde o modelo denota 40% do volume total de vendas da marca.

No Brasil, a Jaguar registrou crescimento de 7,2% em relação a 2009.

Ao comentar sobre o desempenho de vendas da Jaguar em nota, o diretor global da marca Adrian Hallmark disse que ?no ano passado, ao completar uma linha revitalizada com a chegada do XJ, a Jaguar passa a ter uma gama de produtos muito estável e capaz de cativar a imaginação das pessoas?. ?Este mercado em que a Jaguar se insere é duríssimo, mas estamos muito otimistas para este ano?, completa.

Fonte: g1, www.g1.com.br