Vendas no comércio voltam a subir em junho, mostra IBGE

Hipermercados exerceram a maior contribuição para a alta de 1,5% da taxa.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de registrarem queda em maio, as vendas no comércio varejista brasileiro voltaram a subir, mostrando alta de 1,5% em junho, na comparação com o mês anterior, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (16). Em relação a junho de 2011, o volume de vendas cresceu 9,5%. No primeiro semestre de 2012, o indicador acumula alta de 9,1% e, em 12 meses, de 7,5%.

Em junho, a receita nominal subiu 1,9% - em maio, não houve variação. Na comparação anual, o indicador subiu 12,8%. Já em termos acumulados, a receita tem alta de 12,1%, no ano, e de 11,5%, em 12 meses.

Entre as atividades pesquisadas pelo IBGE, todas tiveram resultados positivos, menos a de vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com queda de 8,9%.

No período, com ajuste sazonal, cresceram as vendas de veículos e motos, partes e peças (16,4%); móveis e eletrodomésticos (5,3%); livros, jornais, revistas e papelaria (4,3%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,7%), entre outros.

Sem ajuste sazonal, somente equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação tiveram resultado negativo (-14,6%). Os outros tipos de comércio tiveram alta nas vendas, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (11,3%); móveis e eletrodomésticos (15,8%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (11,3%), entre outros.

As vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foram responsáveis pela maior contribuição na taxa do varejo (55%). No primeiro semestre, o volume de vendas cresceu 9,6%, e nos últimos 12 meses, 6,8%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES