Vereador Luiz Lobão propõe criar hospital voltado para as mulheres

A entrevista foi concedida na Rádio Jornal Meio Norte.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (05/04), o programa Banca de Sapateiro, comandado pelo jornalista Arimatea Carvalho, na Rádio Jornal Meio Norte (90,3 FM), recebeu o vereador Luiz Lobão (PMDB), que falou sobre a sua proposta de transformar o hospital da Santa Maria da Codipi em um hospital voltado para atendimento a mulher.

“A saúde é um tema complexo, temos recursos escassos no país e temos que otimizar melhor, fazer da melhor maneira para que funcione as coisas. Em relação a saúde da mulher, Teresina carece de um local onde se atenda de forma integral, em Teresina não temos um ponto de referência para a mulher, temos vários hospitais, mas são hospitais gerais. Nós temos problema na saúde da mulher que requer uma atenção especial, a mulher com sangramento, hemorragia, ela tem que procurar um especialista de imediato, que é um ginecologista. E em Teresina nós não temos local nenhum que faça atendimento ginecológico de urgência, ela vai ser atendida no HUT, na UPA, vai se encaminhar futuramente para um especialista e isso requer tempo”, declarou.

O vereador afirmou ainda que já está agendado com o prefeito sua conversa para dar continuidade a proposta. “Em relação aos hospitais de Teresina, o hospital da Santa Maria da Codipi (Mariano Castelo Branco) é um hospital novo, grande, que população tem muitas queixas ao atendimento, durante nossas andanças nós levamos o problema ao prefeito e ele foi sensível e se comprometeu conosco para que pudesse transformá-lo no hospital que pudesse atender as mulheres do município de Teresina. Está agendado com o prefeito para discutir justamente esse tema. Ontem foi tema de discussão na Câmara dos Vereadores, é de de consenso entre os vereadores que Teresina realmente precisa de um hospital que atenda as mulheres e estou aguardando a audiência com o prefeito”, disse.

“O que já existe de concreto é que em conversa com o deputado Heráclito Fortes e o deputado Rodrigo Martins é que foi determinado 500 mil através do Heraclito e 600 mil do Rodrigo para o hospital Mariano Castelo Branco nessa transformação, já está com planejamento da prefeitura. E eu estou sabendo que o deputado Assis Carvalho também alocou R$ 1 milhão para essa área especificamente lá para o centro que será criado o Lineu Araújo”, afirmou.

Em relação ao funcionamento normal do hospital Mariano Castelo Branco, o vereador também criticou. “É um hospital grande, novo, em uma grande região mas que tinha uma administração entre a prefeitura e a faculdade Novafapi, então a coisa não evoluiu bem. É um hospital que deixa muito a desejar no seu atendimento, eu tenho muitas queixas. É mais um dos motivos para que a gente volte a bater essa tecla de transformar o hospital em um hospital de referência para atendimento à mulher”, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES