Volkswagen se transforma no maior acionista da Suzuki

Volkswagen se transforma no maior acionista da Suzuki

A empresa japonesa de miniveículos informou que a transferência de ações foi efetuada e como foi acertado no dia 9 de dezembro

O fabricante alemão Volkswagen se transformou nesta sexta-feira no maior acionista da japonesa Suzuki Motor, com 19,9% de seu capital, ao completar a compra anunciada no mês passado.

A empresa japonesa de miniveículos informou que a transferência de ações foi efetuada e como foi acertado no dia 9 de dezembro, utilizando ações que recuperou recentemente da americana General Motors (GM). A Suzuki obteve 222,480 bilhões de ienes (1,692 bilhão de euros) com a transação, pela qual vendeu 107,95 milhões de suas ações a Volkswagen, terceiro maior fabricante mundial.

As duas empresas anunciaram no dia 9 de dezembro uma aliança de capital dirigida a reforçar sua presença global, especialmente nos grandes mercados emergentes da China e da Índia. A Suzuki é o quarto maior fabricante japonês de automóveis e terceiro de motocicletas no mundo, enquanto é líder mundial no segmento de miniveículos, aqueles com motor de até 660 centímetros cúbicos.

Fonte: Terra