Volta da chuva começa a mudar a situação dos reservatórios de PE

Volta da chuva começa a mudar a situação dos reservatórios de PE

Reservatório é responsável por abastecer 15 municípios

A estiagem provocou redução no nível dos reservatórios no Nordeste. Mas a situação começa a mudar por causa das chuvas das últimas semanas em Pernambuco. Segundo Agência Nacional de Águas (ANA), os reservatórios de Pernambuco estão operando com uma média de 23% da capacidade.

Em Surubim, no agreste do estado, fica uma das principais barragens do estado. A barragem Jucazinho é responsável por abastecer 15 municípios, que inclui Caruaru. A estiagem baixou muito o nível das águas. O reservatório está com 29% da capacidade, de acordo com a companhia que abastece o estado.

Na bacia do Rio São Francisco, onde ficam os principais reservatórios de acumulação de água do Nordeste, o nível está muito baixo. Três Marias opera com 18% da capacidade, Sobradinho com 54% e a usina de Luiz Gonzaga com 25%.

Aos poucos, o cenário começa a mudar no agreste pernambucano. O mês de abril foi mais chuvoso do que os três primeiros meses do ano. O volume registrado até agora já deu para encher pequenos açudes.

O açude em Caruaru foi construído na década de 90 como reserva para que os agricultores pudessem enfrentar os longos períodos de seca. Com a estiagem dos últimos anos, o nível do reservatório ficou muito baixo. Com a chuva dos últimos dias, o local voltou a acumular água.

Fonte: G1