W. Dias homenageia médicos cubanos que atuaram no Piauí

Serão 132 profissionais que encerram a missão no Piauí em 2016

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, farão uma homenagem, na próxima segunda-feira (24), às 10h30, no Palácio de Karnak, a 132 profissionais cooperados do Programa Mais Médicos que encerram sua atuação de três anos. A solenidade é um agradecimento pelos resultados alcançados na saúde primária, por estes profissionais, durante missão em 78 municípios no Piauí.

O bom desempenho deles é confirmado pela dona Antônia Ventura da Silva, 68 anos, residente em Esperantina. “Estou muito satisfeita. Só de pegar na gente e a atenção deles já é o suficiente. Esse é o médico do povo, mas é uma pena que já vão embora”, lamenta.

O município de Esperantina, a 180 km ao norte da capital, conta com 10 médicos cubanos, sendo que seis deles concluem suas atividades no município até janeiro de 2017.

Atuando neste município desde 2014, o médico cubano, Juan Carlos Fernandez conta que esta é uma experiência muito enriquecedora. “Lá em Cuba nós formamos um sistema que prioriza a atenção primaria, que é a prevenção e a promoção da saúde. Aqui tem muitas doenças que não temos lá e esse contato com a população enriquece a minha profisionalidade já que não é a mesma coisa de vermos nos livros”.

Sobre a hospitalidade, Juan complementa: “as pessoas daqui são muito simples, generosas e com elas pude ver o resultado do trabalho, pois elas seguem as orientações de saúde que passamos. E o que podemos oferecer com isso é a seguridade que a população terá um médico todo tempo aqui”.

Para a secretária municipal de Saúde, de Esperantina, Fátima Alves, essa foi uma experiência muito positiva e “acredito que todos os municípios que receberam esses profissionais estão muito satisfeitos com a atuação dos cubanos, principalmente pela humanização que eles colocam no atendimento”.

Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos, criado em 2013 ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, é uma ação do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, que promove a melhoria do atendimento aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e leva mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

O programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.

Pelo Mais Médicos, atuam no estado cerca de 349 profissionais, sendo que 256 deles são de origem cubana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES