Educação inclusiva ainda é entrave para deficientes auditivos em Teresina

Educação inclusiva ainda é entrave para deficientes auditivos em Teresina

Dia Nacional do Surdo foi marcado com dança

O Dia Nacional do Surdo foi lembrado na última sexta-feira (26), com evento que aconteceu no Parque Nova Potycabana. Quem é surdo ou tem alguém na família com surdez, no entanto, ainda não teve muito o que comemorar nessa data. A inclusão dessas pessoas ainda não acontece de forma ideal, sobretudo nas escolas de todo o Piauí.

A intérprete de libras e uma das organizadoras do evento na Potycabana, Lucimar Araújo, afirma que a preparação profissional para lidar com essa realidade ainda é um dos principais entraves para que se chegue a uma educação inclusiva de fato. “O poder público precisa parar de olhar para os surdos como se eles fossem pessoas incapazes de investir na inclusão dessas pessoas, sobretudo com a preparação dos profissionais das escolas, que hoje ainda deixa muito a desejar”, afirmou.

A assistente social Renata Gonçalves tem uma filha surda de 20 anos de idade e conta que desde que ela entrou na escola, ambas sofrem com a falta de acessibilidade. “Minha filha tem 20 anos e ainda está no oitavo ano. E isso não acontece por atraso intelectual seu, mas por deficiência da escola que não oferece um intérprete, que, nesse caso, é totalmente necessário para que ela possa estudar e estar em igualdade com os demais colegas de sala”, disse.

Ela afirma ainda que nos anos em que sua filha está na escola houve avanços, mas eles ainda são insuficientes para que se fale em educação inclusiva de fato, nas escolas de Teresina. “Está avançando em passos lentos e não deveria ser assim. Se continuar dessa forma sei que minha filha não terá condições de competir por uma vaga no ensino superior com candidatos ouvintes, não porque ela não é inteligente o suficiente, mas por causa desse déficit na sua educação ao longo dos anos”, argumentou.

Na Potycabana, um grupo de alunos e profissionais da Unidade Escolar Matias Olímpio realizou várias atividades alusivas ao Dia Nacional do Surdo. Quem foi ao local pode conferir apresentações de dança, teatro, música em libras, dentre outras.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Pollyana Carvalho