Candidatos a prefeito empatam e votação é decidida pela idade

O desempate levou em consideração o critério de idade.

No município de Cariús, a 418 quilômetros de Fortaleza (CE), dois candidatos tiveram exatamente a mesma quantidade de votos. O deputado estadual Nizo Costa (PMB) e o empresário José Fernandes Ferreira, conhecido por Iran (PSDB), conseguiram 5.811 votos cada um, atingindo 48,34% dos votos válidos cada. O desempate levou em consideração o critério de idade.

Por ser cinco anos mais velho que Nizo (41), Iran (46) conquistou o cargo. A candidata Ana Maria (PC do B) obteve 358 votos e Luiz do Caximbo (PSOL), 40 votos.

O município fica na região centro-sul do Ceará e tem pouco mais de 18 mil habitantes. Somente em cidades com mais de 200 mil habitantes há segundo turno.

Em 2012, duas cidades brasileiras usaram a idade como critério de desempate. Em Bananal, interior de São Paulo, Miriam Bruno (PV) e Jorge da Silva Rodrigues Filho "Peleco"(PSDB) empataram com 1.849 votos cada um, equivalentes a 28,54% do total. Aos 62 anos, na época, Miriam venceu o adversário que tinha 48 anos.

Outro caso aconteceu no Paraná, na cidade de Balsa Nova, onde Luiz Claudio Costa (PMDB) e Marco Zaneti (PDT) empataram com 3.869 votos. A idade favoreceu Costa, declarado vencedor com 59 anos, enquanto Zaneti tinha 41.


Fonte: Com informações do Uol