Em pesquisa, Carmelita supera Avelar em São Raimundo Nonato

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral.

A candidata a prefeita Carmelita Castro (PP) lidera pesquisa de intenção de voto estimulada em São Raimundo Nonato com 45,71%. Ela está 8,28 pontos percentuais à frente do prefeito, candidato à reeleição, Avelar Ferreira (PSD), que tem 37,43%. A vantagem de Carmelita supera a margem de erro de 5,13 pontos percentuais da pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem).

Elizete Souza (PRP) aparece em terceiro com 3,14%, seguida pelo candidato Prof. Germir Dias (PROS), que tem 0,86%. Os eleitores que não souberam responder ou preferiram não opinar em quem votam para prefeito de São Raimundo Nonato somam 10,86%. Os que afirmaram que votariam em branco ou que anulariam o voto para prefeito são 2%.

FICHA TÉCNICA- A pesquisa do Instituto Amostragem para prefeito de São Raimundo Nonato foi realizada de 3 a 4 de setembro, com 350 eleitores maiores de 16 anos com domicílio eleitoral e moradores das zonas urbana e rural do município. A margem de erro é de 5,13% para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número de identificação PI 04880/2016 – TRE-PI, no dia 08 de setembro de 2016.

Carmelita tem 52,46% dos votos válidos e Avelar 42,95%

A vantagem da candidata Carmelita Castro na disputa pela Prefeitura de São Raimundo Nonato diante do prefeito, candidato à reeleição, Avelar Ferreira, fica mais evidente quando se constatam os votos válidos, excluindo os eleitores que manifestaram intenção de votar em branco, nulo, ou ainda estão indecisos de acordo com a pesquisa do Instituto Amostragem.

Carmelita tem 52,46% dos votos válidos, e Avelar 42,95%. A vantagem é de 9,51 pontos percentuais. A candidata Elizete Souza tem 3,61% dos votos válidos e Prof. Germir Dias aparece com 0,98%. Os votos válidos é a maneira como a Justiça Eleitoral calcula o resultado da eleição e é determinado pela soma dos votos dados para os candidatos excluindo os votos em branco ou nulos, que não são considerados válidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso da pesquisa eleitoral também são descartados os votos dos eleitores indecisos, que ainda não escolheram seu candidato a prefeito em São Raimundo Nonato.

Carmelita disputa com Avelar em São Raimundo Nonato (Crédito: Reprodução)
Carmelita disputa com Avelar em São Raimundo Nonato (Crédito: Reprodução)

Na espontânea, Carmelita tem 36,29% e Avelar 33,43%

A candidata a prefeita Carmelita Castro tem uma vantagem numérica dentro da margem de erro diante do candidato à reeleição, Avelar Ferreira, na pesquisa espontânea do Instituto Amostragem para prefeito de São Raimundo Nonato. Carmelita lidera na espontânea com 36,29%, seguida por Avelar, que tem 33,43%. A vantagem de Carmelita é de 2,86 pontos percentuais, portanto dentro da margem de erro do levantamento que é de 5,13.

A candidata Elizete Souza aparece com 1,71% na espontânea e Prof. Germir Dias tem 0,29%. Beto Macedo, que não é candidato a prefeito, aparece com 0,29%. Os eleitores que não souberam opinar em quem votam de forma espontânea para prefeito no município são 25,71%. Os que votariam em branco de maneira espontânea ou anulariam o
voto somam 2,29%.

Na pesquisa espontânea não é apresentado ao eleitor entrevistado o disco com os nomes dos candidatos na disputa pela Prefeitura de São Raimundo Nonato. O eleitor apenas é questionado em quem vota para prefeito e responde de forma espontânea o nome do candidato mostrando um voto mais consolidado na disputa eleitoral em São Raimundo Nonato.

Avelar é o mais rejeitado com 31,14%; Carmelita tem 18%

O prefeito Avelar Ferreira, candidato à reeleição, é o mais rejeitado entre os nomes que disputam a Prefeitura de São Raimundo Nonato. Pesquisa do Instituto Amostragem mostra que 31,14% dos eleitores garantem que não votam em hipótese alguma em Avelar. A candidata Elizete Souza é rejeitada por 25,43%. Já o Prof. Germir Dias tem rejeição de 24,57%.

A candidata Carmelita Castro tem a menor rejeição entre os candidatos a prefeito de São Raimundo Nonato. 18% do eleitorado não vota na candidata do PP. Os eleitores que não rejeitam ninguém somam 9,43%. E os que responderam que votariam em branco ou anulariam seus votos são 0,29%. A soma da rejeição dos candidatos ultrapassa 100% porque cada eleitor pode rejeitar mais de um nome na disputa pela Prefeitura de São Raimundo Nonato.

68% não mudam de voto até a eleição em São Raimundo

A maioria dos eleitores de São Raimundo Nonato está decidida em quem votar para prefeito no dia 02 de outubro. 68% dos eleitores asseguraram que não mudam de voto, já estão decididos, segundo pesquisa do Instituto Amostragem.

26,29% admitiram que ainda podem mudar de candidato; e 5,71% não souberam opinar sobre a firmeza da intenção de voto para prefeito de São Raimundo Nonato.

49,71% não aprovam administração de Avelar

A administração do prefeito Avelar Ferreira é desaprovada por 49,71% dos eleitores de São Raimundo Nonato, segundo pesquisa do Instituto Amostragem. Os que aprovam a gestão municipal são 40,29%. Os eleitores que não souberam avaliar as ações da administração municipal são 10%.

A maioria dos eleitores de São Raimundo Nonato considera a administração de Avelar Ferreira apenas como regular: são 35,71%. Os que avaliam a gestão como péssima são 23,71%. Já para 18,57% o governo municipal faz uma boa administração; a gestão é ruim para 15,14% e ótima para apenas 3,71%.

Fonte: Ananias Ribeiro