Firmino Filho abre maior vantagem na reta final, diz pesquisa

A vantagem de Firmino é de 26 pontos percentuais.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) alcança, na véspera da votação, sua maior vantagem na disputa pela Prefeitura de Teresina. 51,38% dos eleitores da capital votam em Firmino, contra 25,38% que escolhem o candidato Dr. Pessoa (PSD). A vantagem de Firmino é de 26 pontos percentuais e garante a vitória do candidato à reeleição no primeiro turno da eleição em Teresina.

É o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) para o Grupo Meio Norte de Comunicação. O candidato Amadeu Campos (PTB) aparece em terceiro lugar com 6,62%, sua menor pontuação na série de pesquisas do Amostragem. O candidato Éverton Diego (PSOL) tem 1,62%. Quem Quem (PTN) e a candidata Luciane Santos (PSTU) aparecem, cada um, com 0,62%. Lourdes Melo (PCO) soma 0,38%. Os eleitores indecisos, que ainda não sabem em quem votar ou que preferiram não opinar, são 8,12%. E os que votam em branco ou anulam o voto somam 5,25%.

VOTOS VÁLIDOS - Nos votos válidos, desconsiderando branco, nulo e indecisos, o candidato Firmino Filho soma 59,31%. O percentual garante a vitória do tucano no primeiro turno na disputa eleitoral em Teresina. Firmino está 18,62 pontos percentuais à frente da soma de todos os seus adversários. O candidato Dr. Pessoa alcança 29,29%. Já Amadeu Campos atinge 7,65%. Éverton Diego têm 1,88%. O candidato Quem Quem e Luciane Santos tem, cada um, 0,72%. Lourdes Melo aparece com 0,43%.

FICHA TÉCNICA - A pesquisa do Instituto Amostragem para o Meio Norte foi realizada de 23 a 25 de setembro com 800 eleitores de 16 ou mais anos residentes e com domicílio eleitoral nas zonas urbana e rural de Teresina. A margem de erro é de 3,39% para mais ou para menos com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada com o número de identificação PI 06493/2016 – TRE/PI no dia 23 de setembro de 2016.

Firmino Filho (Crédito: Efrém Ribeiro)
Firmino Filho (Crédito: Efrém Ribeiro)

Rejeição de Firmino Filho cai e de Amadeu Campos sobe

A série de pesquisas do Instituto Amostragem para o Meio Norte na eleição em Teresina mostra que o candidato a prefeito Amadeu Campos registrou uma alta no seu índice de rejeição, enquanto o prefeito Firmino Filho, candidato à reeleição, conseguiu reduzir o percentual de eleitores que não votam na sua reeleição em Teresina.

No levantamento mais recente, 24,75% dos eleitores não votam em nenhuma hipótese no candidato Amadeu. O percentual começou em 18,88%. Já Firmino tem rejeição de 16,63% no levantamento mais recente do Amostragem, o percentual começou em 18,75%. O candidato mais rejeitado entre os que disputam a Prefeitura de Teresina é Quem Quem, com 26,38%. A candidata Lourdes Melo tem rejeição de 19,5%. O candidato Dr. Pessoa é rejeitado por 9% do eleitorado da capital, seguido pelo candidato Éverton Diego por 7,75%.

A candidata Luciane Santos aparece com a menor rejeição no levantamento mais recente do Amostragem, com 7,38%. Os eleitores indecisos que não sabem ou não opinam sobre a rejeição dos candidatos são 4,38%. Os que votariam em branco ou anulariam o voto são 2,5%. E os que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 5,5%. A soma da rejeição dos candidatos ultrapassa 100% porque cada eleitor pode rejeitar mais de um nome na disputa pela Prefeitura de Teresina.

Espontânea: Firmino tem 45,62% e Dr. Pessoa 20,25%

O prefeito Firmino Filho tem 45,62% das intenções de voto espontâneas dos eleitores de Teresina. O candidato Dr. Pessoa aparece em segundo com 20,25%. Já o candidato Amadeu Campos tem 5% na pesquisa espontânea para prefeito do Instituto Amostragem para o Meio Norte.

O candidato Éverton Diego tem 0,75%; Lourdes Melo e Quem Quem aparecem, cada, com 0,38%. Outros candidatos somam 0,24%. Os eleitores indecisos são 19,25% na pesquisa espontânea e os que votariam em branco ou nulo somam 8,12%.

Na pesquisa espontânea não é apresentado ao eleitor entrevistado o disco com os nomes dos candidatos na disputa pela Prefeitura de Teresina. O eleitor apenas é questionado pelos entrevistadores do Instituto Amostragem em quem ele vota para prefeito e responde de forma espontânea o nome do candidato mostrando um voto mais consolidado na disputa eleitoral em Teresina.

72,12% aprovam a gestão de Firmino

A administração do prefeito Firmino Filho, candidato à reeleição, é aprovada por 72,12% dos eleitores de Teresina, segundo a pesquisa do Instituto Amostragem para o Meio Norte. Os eleitores que não aprovam a gestão são 20,88%. Os que preferiram não opinar somam 7%.

A gestão do prefeito Firmino Filho é considerada ótima (12,75%) e boa (41,88%) por 54,63% dos eleitores de Teresina. Os que consideram a gestão regular são 32,62%. Ruim são 5,12% e péssimo 5,38%. Os que preferiram não opinar somam 2,25%.

Fonte: Ananias Ribeiro