Rede Meio Norte faz debate com candidatos a prefeito de Piripiri

A apresentação foi realizada pela jornalista Maia Veloso

A Rede Meio Norte realizou na tarde desta quinta-feira (22), mais um debate entre os quatro candidatos à prefeitura de Piripiri. Participaram do debate Jôve Oliveira (PTB), Luiz Menezes (PMDB), Paulo Limeira (PR) e Tibério César (PSTU). A apresentação foi realizada pela jornalista Maia Veloso, com suporte jurídico de um advogado especialista em Direito Eleitoral e ainda três membros da OAB.

No primeiro bloco, com direito a rodada dupla, cada candidato teve direito a fazer uma pergunta para candidato, com direito a réplica e tréplica. O debate é uma oportunidade para os eleitores de Piripiri fazerem a sua escolha. O município conta com mais de 60 mil habitantes.

 Debate com candidatos a prefeitura de Piripiri (Crédito: Efrém Ribeiro)
Debate com candidatos a prefeitura de Piripiri (Crédito: Efrém Ribeiro)

O primeiro candidato a perguntar foi Tíbério César, que se dirigiu ao candidato Luiz Menezes. Ele questionou como será tratado a situação da moradia no município em sua possível gestão. “Esse é um tema muito sério e por já ter sido prefeito, conheço essa realidade de perto, mas durante minha gestão tive a oportunidade de criar conjuntos habitacionais que construíram mais de 800 casas e vou procurar colher mais recursos para aplicações nesse sentindo, para que possamos trabalhar de maneira séria”, disse Luiz Menezes.]

Tíbério César (Crédito: Efrém Ribeiro)
Tíbério César (Crédito: Efrém Ribeiro)

Na réplica, Tibério César, afirmou que muitos cidadãos em Piripiri moram em ocupações irregulares e em sua eventual gestão vai apoiar esses moradores e utilizar recursos próprios da prefeitura para construir novas moradias. Já na tréplica, Luiz Menezes destacou que foram realizadas licitações irregulares na cidade e por isso atrasou o avanço da cidade.

 Luiz Menezes
Luiz Menezes (Crédito: Efrém Ribeiro)

Na oportunidade de questionar, Luiz Menezes se destinou para Jôve Oliveira e enfatizou o momento de crise na cidade e se apoia ou não o atual prefeito de Piripiri. “Eu farei o contrário do que foi feito na gestão Luiz Menezes. O candidato desviou milhões do cofre público da cidade e com relação ao meu apoio, o que é certo eu apoio e o que não é certo, eu desaprovo. Eu digo ao ovo da minha terra que não roubarei e não deixarei ninguém roubar os recursos da prefeitura”, disse.

Na réplica, Luiz Menezes declarou que não houve rombo ou desvio durante a sua gestão. “Eu não entendo como o senhor tem coragem de dizer que não desviou os recursos da previdência. Eu tenho documentos que provam isso”, disse Jôve Oliveira, em sua tréplica.

O candidato do PMDB solicitou direito de resposta e teve aprovação por parte da assessoria jurídica do debate. “Esse réu que a candidata fala, não sou eu, não houve rombo, o que aconteceu foi uma repactuação de dívidas”, enfatizou.

Paulo Limeira (Crédito: Efrém Ribeiro)
Paulo Limeira (Crédito: Efrém Ribeiro)

Jôve Oliveira perguntou para Paulo Limeira sobre a situação da saúde no município, como a entrega de UPA sem condições de funcionamento, que foi feita durante a atual gestão em 2015. “Eu não quero saber qual prefeito iniciou a obra, quero melhorar todo sistema para a população, em relação a saúde vamos utilizar a telemedicina, que já é feita em todo mundo. Eu tenho que fazer as obras acontecerem e não importa como eu a recebi. Quero fazer da cidade o melhor”, frisou o candidato do PR.


No direito a réplica, Jôve Oliveira, denunciou que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foi entregue no município de forma irregular. “Na minha gestão que vai começar a partir de 1º de janeiro, vamos colocar para funcionar”, afirmou. Na tréplica, Paulo Limeira disse que Piripiri pede grandeza, com obras que levem beneficio para a cidade. “A minha visão como gestor, é que o antigo gestor inaugurou uma obra e que está mal acabada, mas é boa para o povo. Eu tenho que continuar”, pontuou.

 Jôve Oliveira (Crédito: Efrém Ribeiro)
Jôve Oliveira (Crédito: Efrém Ribeiro)


O último a responder, Tibério César foi questionado por Paulo Limeira sobre as obras de agricultura familiar. “Nós temos Piripiri excelentes condições de plantio, mas os gestores não realizam investimentos e por isso o agricultor sofre com a seca, estiagem na zona rural, e deixamos de avançar mais. Vamos realizar incentivos ao pequeno agricultor, vamos investir e colocar 10% do que Piripiri recebe para agricultura familiar”, disse.

Na sua réplica, Paulo Limeira, declarou que a sociedade precisa se organizar e buscar recursos junto aso bancos e quero priorizar esse incentivo. Já na tréplica, Tibério César, disse que vai colocar os produtos da agricultura familiar na merenda escolar dos colégios municipais.


Debate realizado pela Rede Meio Norte (Crédito: Efrém Ribeiro)
Debate realizado pela Rede Meio Norte (Crédito: Efrém Ribeiro)
Debate é mediado pela jornalista Maia Veloso (Crédito: Efrém Ribeiro)
Debate é mediado pela jornalista Maia Veloso (Crédito: Efrém Ribeiro)

Na segunda parte do debate os candidatos continuaram a fazer perguntas entre si.

O ex-prefeito Luiz Menezes iniciou perguntando para a candidata Jôve Oliveira sobre a avaliação da atual gestão da cidade e sobre a saída da candidata a vice-prefeita, Socorro Mesquita, de sua chapa da administração municipal.

Jôve Oliveira afirmou que nunca foi prefeita da cidade e que, por isso, não pode ser responsabilizada por decisões da administração da cidade e citou a irmã de Luiz Menezes, que em sua gestão foi afastada da administração.

"Eu não sou subserviente a ninguém. Se fosse, não teria saído do seu lado, não seria candidata, não estaria aqui com quatro homens concorrendo a prefeitura de Piripiri”, disse. 

Em resposta, Luiz Menezes afirmou que sua irmã à época pediu exoneração da Secretaria de Finanças e que está atuando em sua campanha em Piripiri. 

Debate promovido pela Rede Meio Norte (Crédito: Efrém Ribeiro)
Debate promovido pela Rede Meio Norte (Crédito: Efrém Ribeiro)

Em seguida, Jôve Oliveira perguntou a Tiberio César sobre a construção do centro de formação de professores, que, segundo ela, não teria sido realizada pelo candidato Luiz Menezes, quando foi prefeito.

Tibério respondeu afirmando que a candidata também tem responsabilidade pelos erros das gestões anteriores, tendo em vista que participou de ambas. 

"Fico triste com descaso nas obras de piripiri, tanto a gestão que a senhora participa, quanto a anterior. A atual gestão nunca fez e jamais fará o Centro de Formação de Professores, e a senhora também tem culpa nisso, porque a senhora fez parte do governo do Luiz Meneses e agora do Odival Andrade”, disse. 

Em resposta à acusação de Jôve Oliveira, de que havia desviado R$ 815 mil de recursos do Fundeb para construir o centro, o candidato Luiz Menezes afirmou que o atual prefeito mudou a finalidade da obra e que está construindo o prédio de uma secretaria com a verba. 

No comentário seguinte, a candidata afirmou que o centro de formação do professor nunca existiu, e destacou que em uma eventual gestão sua irá reformular o plano de carreira dos trabalhadores da educação e implantar escolas de tempo integral.

Na sequencia, Tibério César direcionou a pergunta ao candidato Paulo Limeira, e o assunto foi a saúde do município. 

Limeira afirmou que a cidade recebeu uma Unidade de Pronto Atendimento que poderia estar funcionando, mas não está. O candidato ainda destacou a intenção de transformar Piripiri em um centro regional de referência na saúde. 

Candidatos falam sobre suas propostas (Crédito: Rede Meio Norte)
Candidatos falam sobre suas propostas (Crédito: Rede Meio Norte)

"Não importa que não tenham construído porque ninguém sabe qual a realidade financeira da cidade. A saúde e obrigação do gestor. Em meu mandato irei criar um centro de telemedicina para que a cidade vire um polo de referência de saúde no estado, ja que em seu entorno estão 17 cidades”, disse. 

Para finalizar o primeiro bloco do debate, o candidato Paulo Limeira perguntou a Luiz Menezes também sobre a saúde do município, destacando a não entrega da UPA da cidade. 

Luiz Menezes destacou que a UPA foi entregue à atual gestão com parte dos equipamentos e dinheiro em caixa para a compra dos demais. 

"A saúde de Piripiri é de gestão plena. A UPA foi entregue com parte dos seus equipamentos adquiridos e com recursos que ficaram na conta para aquisição de equipamentos, o não funcionamento dela é de responsabilidade dessa gestão. Para funcionar precisa de vontade política também, preciso a participação dos governos Federal e Estadual”, disse. 


BLOCO 2

No segundo bloco, cada candidato teve direito a fazer outra rodada de candidato para candidato. O primeiro a questionar nessa rodada foi o candidato Tibério César que o questionou sobre as propostas para a saúde da cidade. O candidato Luiz Meneses criticou a situação da saúde no município. Ele fez a pergunta ao candidato Tibério César, sobre a suas propostas para a educação de Piripiri.

Candidados debatem propostas (Crédito: Efrém Ribeiro)
Candidados debatem propostas (Crédito: Efrém Ribeiro)

“Primeiro dizer que a educação infantil em Piripiri esta completamente precarizada e que nos últimos anos não renovou os projetos de educação no município, principalmente na primeira infância. Nesse sentindo, o governo do PSTU vai da prioridade a uma educação de qualidade”, disse. Ainda em sua fala, o candidato falou da sua pretensão de diminuir os salários de prefeito e vereadores da cidade.

A candidata Jôve Oliveira pediu direito de resposta com respeito a uma colocação do candidato Luiz Menezes. “O candidato Luiz Menezes é o candidato do Michel Temer, que defende acabar com programas sociais como Bolsa Família, disse agora pouco que vai priorizar os conjuntos habitacionais, então esta havendo uma falta de coerência”, disse.

Luiz Menezes também pediu direito de resposta, e afirmou que não voltou em Michel Temer e que foi Jôve Oliveira quem votou na ex-presidente Dilma Rousseff. “Não tenho nada haver com golpe e nem posição nenhuma as decisões do governo federal”, afirmou.

O último a perguntar foi Tibério César, que se dirigiu a Jôve Oliveira, e questionou sobre suas propostas para a cidade. Jôve disse que em seu governo vai haver programas que contemplem as famílias carentes, como a de distribuição de leite durante a semana e centro de acolhimento para os idosos e também um centro de saúde exclusivos para saúde. 

Na replica,  Tibério César, enfatizou que a gestão de Michel Temer esta acabando com a população do Brasil e que faz parte do partido de Jôve Oliveira. 

A candidata disse que o PTB do Piauí é contra Michel Temer, que tem um governo que prioriza os mais ricos, enquanto sua gestão em Piripiri vai priorizar os mais pobres. “Nós temos as melhores propostas para as pessoas e queremos apenas uma oportunidade de renovação”, disse.

Jôve Oliveira se dirigiu para Paulo Limeira sobre suas ações no que se refere aos avanços da saúde para o trabalhador. “O trabalhador é prioridade em todas as gestões e vamos criar uma gestão voltada para as pessoas, com decência, dignidade”, completou.

No direito a réplica, Jôve Oliveira, disse que vai renovar a política tratando bem o cidadão, humanizando o atendimento, equipando os hospitais e também melhorando o plano de cargo e salários dos profissionais da saúde. Já na tréplica, Paulo Limeira aproveitou o tempo para falar sobre seus objetivos para expandir o turismo de Piripiri.

Candidados ao lado da jornalista Maia Veloso (Crédito: Efrém Ribeiro)
Candidatos ao lado da jornalista Maia Veloso (Crédito: Efrém Ribeiro)

Considerações Finais

Ao final do debate, os candidatos tiveram a oportunidade fazer  suas considerações finais e defender suas candidaturas. A ordem de fala dos candidatos foi definida por sorteio prévio. 

Paulo Limeira

"Quero dizer que vou transformar Piripiri na melhor cidade para se viver no estado, com parcerias estaduais, federais e até internacionais. Não posso ser leviano e dizer que vou fazer tudo porque não conhecemos a realidade financeira da cidade".

Luiz Menezes

"Quero agradecer ao povo de minha terra pelo carinho e atenção dispensada nesta campanha e dizer que vamos reconstruir a nossa querida Piripiri".

Jôve Oliveira

"Nós queremos combater os desmandos de uma gestão passada que a gora que retornar com o apoio de Michel Temer. Quero agradecer aos moradores de Piripiri e quero pedir uma oportunidade e dizer que não posso ser condenada pelos erros de ninguém”. 

Tibério César

"Represento o único partido que pede o "fora Temer", peço um voto de confiança. Em nossa gestão Piripiri será para os trabalhadores, a cidade será governada pelos conselhos trabalhadores e apoiará suas mulheres, crianças e idosos”.



Participaram desta cobertura Luiz Carlos Júnior e Waldelúcio Barbosa.


Fonte: Portal Meio Norte