Em ação sustentável, TCE anuncia descarte de documentos em papel

Descarte será feito por meio de fragmentação mecânica.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), pensando na sustentabilidade e apoiando causas sociais, iniciará o descarte sustentável dos documentos em papel protocolizados nesta Corte. 

A  Instrução Normativa do TCE/PI n°2/2018 , publicada no dia 18 de agosto no Diário Oficial Eletrônico, informa que os documentos protocolados em papel, após digitalização e inserção no sistema de processo eletrônico (e-TCE), pela Diretoria Processual, ficarão à disposição, a partir do trigésimo dia da data do protocolo, pelo prazo de 30 (trinta) dias, para serem retirados por seus responsáveis. Esgotado o prazo, esses documentos serão descartados, após a publicação do respectivo Edital de Ciência de Eliminação de Documentos.

O descarte dos documentos será feito por meio de fragmentação mecânica, a ser realizado pela Associação dos Cegos do Piauí (ACEP), que firmou Acordo de Cooperação com o TCE/PI para realização da atividade.

O Diretor Processual do TCE/PI, Ítalo Brito, ressalta os benefícios desta nova medida adotada. “Nós pegamos a ideia emprestada do TCU que implantou o “Descarte Verde”. Além de ser uma medida sustentável, que faz o descarte consciente dos documentos, também contempla o lado social, auxiliando a ACEP. O descarte irá também racionalizar os espaços físicos do Tribunal, já que são mais de meia tonelada de documentos guardados até o momento”, afirma o Diretor.

Até dezembro de 2018, conforme ação contemplada no Planejamento Estratégico,  será implantado o Protocolo WEB, sistema que proporcionará o recebimento eletrônico de documentos pelo TCE/PI, reduzindo, significativamente, o volume de documentos em papel que chegam ao Tribunal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES