SEÇÕES

Em Brasília, Wellington consegue R$ 16 milhões para o semiárido

Recurso liberado por Gilbert Houngbo, presidente do Fida.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias reuniu-se, em Brasília, com o presidente do Fundo Internacional Agrícola (Fida), Gilbert Houngbo. O encontro teve como objetivo discutir o prosseguimento de projetos do Viva o Semiárido, programa que visa reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida da população no meio rural do Semiárido Piauiense.

Durante a reunião, ficou acordada a liberação de R$ 16,4 milhões para prosseguir com as atividades produtivas predominantes da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais. "Destaco ainda a autorização do presidente do Fida para um projeto maior voltado para a área de pequenos barramentos, que objetiva a produção de alimentos e um pacto de contenção dos efeitos das mudanças climáticas", explicou Wellington. 

Parte dos recursos que serão aplicados no projeto serão advindos de empréstimo e outra não reembolsáveis. "A ideia é trabalhar em vários rios do Semiárido e em pequenas barragens, acumulando água para repor do subsolo e para a recuperação da mata ciliar, mas principalmente para a produção na margem dos nossos rios, com segurança hídrica. No período chuvoso, essas barragens estarão cheias e no inverno vamos vê-las se recompondo, garantindo a presença de grandes áreas úmidas na região do Semiárido do Piauí", acrescentou Dias.

Para o governador, o Fida é um importante parceiro do Estado. "Por meio do Viva o Semiárido, temos obtido resultados positivos nos projetos para os pequenos empreendedores. O programa trabalha estimulando cadeias produtivas que convivem bem com a seca, como a apicultura, caprino, ovino, pescado e artesanato. Também tem trabalhado fortemente a qualificação para a gestão e educação contextualizada para a convivência no Semiárido. Nós apostamos naquelas famílias com baixa renda e comunidades que atuam com a juventude, mulheres, afrodescendentes e quilombolas", finalizou Wellington.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos