Em comissão da Câmara, maioria quer reduzir idade penal

Nessa votação, para cada deputado contrário à PEC, havia outros dois favoráveis.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Votações preliminares e articulações na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara demonstram que, quando for votada a proposta de emenda constitucional (PEC) da redução da maioridade penal, o projeto deve ser aprovado com facilidade. Não à toa, setores contrários à redução, como PT, PSOL e PPS, resistem e protelam ao máximo essa votação. Nem sempre com sucesso. Em 17 de março, a CCJ rejeitou por 37 votos a 19 um requerimento que pretendia adiar a análise da proposta. Nessa votação, para cada deputado contrário à PEC, havia outros dois favoráveis.


Mesmo que a CCJ decida favoravelmente à PEC, isso não significa que ela estará automaticamente aprovada. A CCJ decide apenas sobre sua admissibilidade, ou seja, se ela não viola a própria Constituição. Depois disso, precisa ser apreciada por uma comissão especial, pelo plenário da Câmara e também pelo Senado. Uma vez aprovada, a PEC pode ser promulgada, sem necessidade de ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

O requerimento rejeitado em 17 de março era de autoria dos deputados Décio Lima (PT-SC) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Eles queriam retirar a proposta da pauta da comissão e, assim, impedir a leitura do relatório. Com a derrota, o relator, Luiz Couto (PT-PB), teve que ler o seu texto. Couto se opõe à proposta, mas o resultado mais provável é que o relatório seja rejeitado quando for votado.

— A gente quer combinar a obstrução regimental, que é um direito da minoria, com o debate. Vamos usar a leitura da ata, a inversão da pauta (instrumentos de obstrução). Mas também reconhecemos que isso tem um limite, e aí vamos para a discussão do conteúdo — explicou Chico Alencar.

A CCJ tem 66 deputados titulares. No dia da votação do requerimento, 43 estavam presentes. Outros 13 suplentes na comissão votaram no lugar dos titulares. Isso significa que a lista de deputados votantes pode ser alterada quando o projeto finalmente for apreciado na CCJ, mas não deverá mudar substancialmente a ponto de alterar essa tendência. Em geral, titulares e suplentes de cada bancada votaram de forma parecida em 17 de março. No bloco liderado pelo PMDB, por exemplo, 13 titulares votaram contra o requerimento e quatro foram favoráveis. Entre os suplentes, o placar foi quatro a um.

Entre os partidos, o que mais deu votos contra o requerimento foi o PSDB. Entre titulares e suplentes, foram oito deputados favoráveis à PEC e um contrário. Na outra ponta está o PT. Todos os nove deputados do partido tentaram adiar a leitura do relatório. Outros partidos que se posicionaram amplamente a favor da PEC foram o DEM, PR, PSD e PDT. O PMDB e o PP ficaram mais divididos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES