Em nota, presidente Lula lamenta a morte de Alberto Silva

Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nota nesta segunda-feira em que lamenta a morte do deputado federal Alberto Tavares Silva



O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nota nesta segunda-feira em que lamenta a morte do deputado federal Alberto Tavares Silva (PMDB-PI). Lula afirmou que Silva dedicou "mais de seis décadas a vida pública" e continuava "em plena atividade, exercendo o cargo de deputado federal".

O deputado federal morreu na madrugada desta segunda-feira em um hospital de Brasília devido a uma insuficiência respiratória. O político lutava contra um câncer.

Alberto Silva estava no segundo mandato como deputado e já havia cumprido dois como senador. Ele foi prefeito de Parnaíba por duas vezes - a primeira vez de 1948 a 1950 - e governador do Piauí também por duas oportunidades: de 1971 a 1975 (pelo partido Arena) e de 1987 a 1991 (pelo PMDB).

O deputado era engenheiro e, no atual mandato, havia se licenciado duas vezes para tratamento de saúde - uma delas por 30 dias e outra por dois dias.

De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, o primeiro suplente da vaga do deputado é Themistocles de Sampaio Pereira (PMDB-PI). Pereira tem prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para renunciar ou assumir a vaga. Caso ele não aceite a convocação, o segundo suplente, Celso Barros Coelho (PMDB-PI), será chamado.

VEJA NOTA NA ÍNTEGRA

Nota de pesar do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo falecimento do deputado Alberto Silva

Alberto Silva dedicou-se durante mais de seis décadas à vida pública, em cargos técnicos e políticos, tanto no Executivo quanto no Legislativo. Com mais de noventa anos, continuava em plena atividade, exercendo o cargo de deputado federal. Consternado com o seu falecimento, envio meu abraço de solidariedade a seus amigos, parentes e correligionários.

Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República Federativa do Brasil

Fonte: Terra, www.terra.com.br