Emater transforma a vida de mulheres do Território dos Carnaubais

As mulheres são selecionadas através de critérios definidos.

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (EMATER) realiza nos municípios de Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Castelo do Piauí, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Juazeiro do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Sigefredo Pacheco ações do Chamada Pública Mulheres Rurais do Território dos Carnaubais.

Desde 2010, através da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), a Chamada Pública tornou-se uma modalidade de contratação de serviços de entidades públicas e privadas que concorrem a editais, lançados pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Para a extensionista Márcia Mendes, as ações realizadas visam possibilitar o resgate da autoestima das mulheres do campo através da realização de oficinas e palestras sobre temas do seu dia-a-dia.  “Nas palestras dialogamos sobre o papel da mulher na sociedade, os direitos e deveres, destacando também sua importância como agente transformador na sociedade em que vive, além de orientá-las sobre a melhor forma de desenvolver um projeto produtivo”, destacou.

Segundo o técnico do Emater, Geyson Coutinho, além das ações de ATER pautadas nos Princípios da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER, é disponibilizado para cada beneficiária um Fomento Produtivo (sem reembolso) no valor de R$ 2.400,00 que servirá para incrementar a produção agropecuária, artesanal ou extrativista destas mulheres.

“Cada mulher pode, segundo a orientação dos técnicos do Emater, ter um projeto produtivo, coletivo ou individual, de acordo com sua área de interesse. Os técnicos elaboram o projeto e, periodicamente, é feito um acompanhamento sobre o andamento das ações”, explicou Geyson Coutinho.

Para tanto as mulheres são selecionadas através de critérios definidos em edital, sendo público beneficiário do Plano Brasil sem Miséria, do Programa Bolsa Família/CADÚNICO e do Pronaf, portadoras de Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP na modalidade B.

Mulheres nos Carnaubais (Crédito: Reprodução)
Mulheres nos Carnaubais (Crédito: Reprodução)
Mulheres nos Carnaubais (Crédito: Reprodução)
Mulheres nos Carnaubais (Crédito: Reprodução)
Fonte: Com informações do Portal do Governo