Empresário aciona justiça contra marca de carros de luxo por série de problemas

Empresário aciona justiça contra marca de carros de luxo por série de problemas

O empresário, que prefere não se identificar, relata que o problema apareceu pela primeira vez em 25 de janeiro de 2011,

?Avaria na caixa de velocidades?. Esse é o aviso que um empresário de Timon-MA acostumou-se a ver no painel de seu veículo. Em seguida, o carro diminui a velocidade até a casa dos 10 km/h e não desenvolve mais. A única alternativa é parar o carro, desligar o motor e religá-lo, para voltar a sofrer a mesma pane pouco depois.

O empresário, que prefere não se identificar, relata que o problema apareceu pela primeira vez em 25 de janeiro de 2011, quando o veículo tinha pouco mais de 25 mil km rodados. O carro, uma Land Rover Discovery 4 SE, foi encaminhado para a assistência autorizada em Fortaleza-CE, mas o problema não foi resolvido.

Foi apenas a primeira de várias viagens que o veículo faria em busca da solução no problema da caixa de velocidade. O dono do carro relata que, mais precisamente, foram dez vezes em que o carro foi conduzido, através de reboque, até a capital cearense em busca de conserto. A última vez foi no dia 22 de abril deste ano. Em junho, o veículo foi dado como pronto, mas como o problema ainda aparece o proprietário decidiu não mais buscar o carro.

?Levando em consideração período todo em que o veículo passou no serviço autorizado, fiquei aproximadamente seis meses sem carro. É muito complicado, pois uso carro para trabalhar, viajo bastante?, disse o empresário, que agora entrou na justiça para tentar garantir seus direitos.

Em meio às tentativas de resolver o problema, foi solicitado ao dono do carro que ele enviasse fotos do painel, para que o problema pudesse ser avaliado. Prontamente ele mandou as imagens, onde aparecem, além da mensagem ?avaria na caixa de velocidades?, a seguinte inscrição: ?Desempenho limitado?.

?Eu mereço mais respeito, pois sou um apaixonado pela marca, tanto é que, além deste que está com defeito, possuo outro veículo Land Rover?. O empresário informou que a Discovery custa aproximadamente R$ 250 mil. Na internet, existem alguns relatos de donos do mesmo modelo de SUV que sofreram com o mesmo problema.

Tentamos contato via telefone com a central de relacionamentos da empresa que comercializou o veículo (que é importado), mas não foi possível obter mais informações sobre o caso. Tentamos também contato por e-mail com a assessoria de imprensa da marca, também sem êxito. (D.L.)

Fonte: Dowglas Lima