Encontro do PNEM reúne profissionais da educação no auditório da UFPI

O evento tem como objetivo aprofundar a reflexão de formadores regionais e orientadores de estudos sobre aspectos da construção do currículo escolar integrado.


Está sendo realizado nesta terça-feira (17), no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), O 1º Encontro com Formadores Regionais, Orientadores e Membros da Coordenação geral do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM). O evento tem como objetivo aprofundar a reflexão de formadores regionais e orientadores de estudos sobre aspectos da construção do currículo escolar integrado.

Com o tema "O Currículo Integrado, a Formação e a Prática do Professor no PNFEM: Avanços e Desafios", o encontro reúne cerca de 120 participantes das cidades de Teresina, Campo Maior e Regeneração. No período da manhã, representantes de escolas apresentaram suas experiências vividas com a formação do Pacto nas unidades escolares, focalizando os avanços e desafios encontrados no desenvolvimento do projeto. Ainda dentro da programação está acontecendo uma exposição sobre a formação do Pacto nas escolas.

De acordo com a orientadora de estudo da cidade de Campo Maior, Leda Alves, o encontro privilegia o diálogo direto sobre as experiências vivenciadas. "O Pacto apresenta-se como uma proposta de política nacional do Estado brasileiro para enfrentar os graves problemas do Ensino Médio público e traz grandes desafios às instituições formadoras de professores. Hoje estamos aqui participando de debates, na busca da construção de uma proposta de Ensino Médio público de qualidade", afirma Leda.

Na programação do turno da tarde o evento prossegue com a palestra "A lógica de construção de currículo interdisciplinar a partir de uma área/ disciplina". As atividades serão encerradas com uma avaliação das ações feitas durante todo dia.

PNFEM

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM) é um programa, do Ministério da Educação, cujo objetivo é oferecer formação continuada aos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio nas 27 unidades da Federação. Conforme dados do censo escolar de 2013, o País tem 495,6 mil docentes de Ensino Médio, que lecionam em 20 mil escolas públicas. No Piauí, os professores do Ensino Médio público estadual encontram-se em pleno processo de formação continuada, que ocorre nas próprias escolas onde exercem sua

 

Fonte: SEDUC-PI