Encontro prepara gestores para Conferência Nacional de Saúde

A FMS conta com três delegados que participam da Conferência.

Gestores municipais de saúde, conselhos locais de saúde e comunidade em geral participaram na manhã de hoje (08), no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da primeira pré-conferência preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em dezembro de 2015.

O encontro serve para que delegados, que serão representantes de classes na Conferência Nacional de Saúde, façam seus credenciamentos e possam expor as demandas em saúde de sua comunidade. “Esse tipo de encontro é uma oportunidade para que possamos discutir melhorias a serem implantadas no serviço público de saúde”, falou Elmira Machado, do Conselho Municipal de Saúde.

A Fundação Municipal de Saúde conta com três delegados que participarão da 15ª Conferência Nacional de Saúde, são eles: Júlia Rocha Santos, do Núcleo de Educação em Saúde, Adriana Brandim, da gerência de Epidemiologia, e Oriana Bezerra, gerente do Centro de Zoonoses. Os conselheiros do Conselho Municipal de Saúde são delegados natos para a Etapa Municipal/Teresina. Cada conselheiro local de saúde pode indicar quatro delegados, sendo dois usuários do sistema único de saúde, um trabalhador de saúde e um representante da gestão.

“Hoje é a primeira pré-conferência, que abrange o território Centro/Norte. Teremos ainda dois momentos como este, nos territórios Leste/Sudeste e Sul”, explicou Cláudia Glauciene, diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No dia 15 de maio, a segunda pré-conferência acontecerá no auditório da Regional de Saúde Leste/Sudeste, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 570, São Cristóvão. Já a terceira pré-conferência acontecerá no dia 22 de maio, no auditório do Hospital do Parque Piauí, localizado na Rua Marechal Rondon, 6262.

Para a conselheira local de saúde do bairro Poty Velho, Márcia Carvalho, as pré-conferências são muito importantes. “Nos permitem adquirir novos conhecimentos e expor as necessidades de grupos prioritários da nossa região”, disse.

A Conferência Nacional de Saúde terá como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. Contará com oito eixos temáticos que abrangem direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento e Gestão do SUS; Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

A expectativa de participação na 15ª Conferência Nacional de Saúde é de 3.248 delegados eleitos pelas conferências de base, além de 976 convidados e 98 atores sociais por credenciamento livre, totalizando 4.322 participantes, sem incluir nesse total profissionais envolvidos na produção, organização e cobertura de imprensa.

Fonte: Assessoria