Enem será mais seguro este ano, garante Ministério da Educação

O Exame acontece nos dias 24 e 25 de outubro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital sobre as novidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova usada como critério de acesso à educação superior. Dentre as novas regras estão medidas para reduzir a desistência dos candidatos inscritos, além da ampliação de segurança das provas, e outros. O Exame acontece nos dias 24 e 25 de outubro.

Agora, os candidatos isentos de taxa de inscrição que não comparecerem nos dois dias de provas sem justificar a ausência, perderão o benefício na próxima edição. A medida foi tomada pelo fato que, em 2014, dos 8.721.946 alunos inscritos, mais de 2 milhões faltaram nos dois dias de prova.

De acordo com Norma Ramos, gerente da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), a novidade beneficia sociedade e Governo. “A quantidade de alunos isentos que faltavam durante as provas era muito grande. Por isso, a nova regra é uma proposta educativa, dando oportunidade a quem realmente precisa, além de diminuir os desperdícios de dinheiro público”, afirma.

Além disso, os malotes com as provas possuem lacres eletrônicos e serão abertos após às 13h até às 13h30 pelos coordenadores e na presença de uma terceira pessoa. A ação acontece depois que todos os estudantes já estejam em seus lugares. A Gerente Norma Ramos destaca que a novidade pretende reduzir as possibilidades de vazamento das provas. “A cada ano o Inep está melhorando os níveis de segurança. O lacre eletrônico sempre fez parte do processo, pois é a parte sigilosa e leva toda uma estratégia de segurança”, avalia.

Outra mudança está em evitar fraudes das inscrições de travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social. Além disso, haverá melhorias no atendimento a pessoas com visão monocular, e consequentemente, possuem noção de profundidade limitada.

As inscrições acontecem exclusivamente pela internet (sistemasenem2.inep.gov.br), a partir das 10h do dia 25 de maio, e vai até às 23h59 de 5 de junho (horário oficial de Brasília). Os candidatos que declararem carência e os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública, serão isentos da taxa de inscrição. Os demais candidatos pagam o valor de R$ 63.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES