Enterro de Xavier é marcado por comoção; fotos!

Enterro de Xavier é marcado por comoção; fotos!

. O corpo de Xavier Neto chegou em um carro do Corpo de Bombeiros por volta de 12h30 ao cemitério Jardim da Ressurreição,

O enterro do ex-deputado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Xavier Neto, foi marcado pela comoção dos familiares e a presença de políticos. O corpo de Xavier Neto chegou em um carro do Corpo de Bombeiros por volta de 12h30 ao cemitério Jardim da Ressurreição, na zona sudeste da capital. O enterro teve ainda um discurso emocionado do ex-deputado Tomaz Teixeira, que relembrou histórias vividas com Xavier Neto no tempo em que ambos compartilhavam o cargo de deputado na Assembleia Legislativa do Piauí.

?O Xavier Neto era uma figura ímpar e um homem de muita ação e muitos amigos que hoje vêm reverenciar sua memória?, disse o ex-deputado Homero Castelo Branco. Entre os políticos que participaram do enterro estavam os deputados estaduais Hélio Isaías, Edson Ferreira, Mauro Tapety, o deputado federal Osmar Júnior e o secretário estadual de Justiça, Henrique Rebelo.

CONFIRA O ÚLTIMO DISCURSO DE XAVIER NETO NA ASSEMBLEIA:

O ex-deputado Xavier Neto fez o seu último discurso na tribuna da Assembleia Legislativa no dia 15 de junho de 2010. O discurso foi por ocasião da despedida dos colegas antes de assumir a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Em seu discurso, lembrou os 27 anos de mandato parlamentar, falando da censura recebida por conta de atitudes que tomou no Legislativo e no Exército. O ex-deputado chegou a afirmar que tomaria as mesmas atitudes que tomou nos seus 27 anos de mandato.

?Se voltar numa outra encarnação tomarei a mesma atitude que tomei, sem levar em conta a fama, o poder a fortaleza de quem quer que seja. Mas estou aqui com espírito desarmado para me despedir dos colegas, principalmente aqueles que iniciaram comigo o exercício do mandato, como os deputados Kléber Eulálio (PMDB) e Juraci Leite (DEM). Lembro as lições deixadas por alguns colegas que já se foram, como Sebastião Leal, Valdemar Macêdo, Ribeiro Magalhães, Wilson Brandão, Abraão Gomes, Francílio Almeida, Prado Júnior?, lembrou.

Xavier Neto disse que fazia a despedida para ficar na História do Legislativo de que ?aqui passou um homem polêmico?. ?Para aqueles que me chamam de louco. Louco não chega onde cheguei, não constrói o que construi, como empresário, como farmacêutico, a família que eu formei. O mundo é feito pelos homens que não são normais. Já cometi desatinos, mas aqui nesse plenário não existe um só que não tenha pecado, porque somos humanos?, ressaltou.

Segundo Xavier Neto, no TCE ?não vou criar problema?. Sou uma pessoa de extrema facilidade de convivência. Não sou de provocar, mas não aceito provocação seja a qualquer pretexto. As provocações devem ser rebatidas no tempo em que elas acontecem. O mal deve ser combatido no momento em que ele bate à sua porta?.

Na despedida de Xavier Neto vários parlamentares contemporâneos apartearam o discurso do deputado. Entre eles Kleber Eulálio. O peemedebista foi o primeiro a pedir a palavra. ?Somos daqueles que começaram na política em 1982. Eu e o deputado Juraci Leite. Essa convivência vem há 27 anos. Aprendi a conviver com um homem que diz aquilo que pensa, que faz o que diz. Um defensor intransigente dos seus pontos de vistas, que se apaixona pelas suas causas. Esse seu jeito de ser pode deixar transparecer para alguns a fama de encrenqueiro, briguento, o que não é verdade. Deixa amigos aqui nesta Assembleia. Xavier Neto e um amigo dos amigos, leal, incapaz de cometer uma traição. Vai fazer falta à Assembleia. Desejar pleno sucesso no TCE e votos de felicidade também a toda a sua família?, declarou na despedida.

O deputado Wilson Brandão disse que apesar de adversários políticos em alguns municípios, nunca houve qualquer desavença entre os dois. E que lá no TCE Xavier vai saber defender os interesses do Estado. ?Fomos adversários e hoje vivemos momentos de muita amizade?, destacou Brandão. Xavier Neto chegou a afirmar que o deputado Wilson Brandão teria toda a condição de assumir os interesses do povo de Regeneração. ?Não há melhor representante para Regeneração do que um filho do município?, ressaltou.

FOTOS: JOSÉ ALVES FILHO



















































































Fonte: Savia Barreto