Entulho Zero: ação previne proliferação do Aedes em Teresina

O trabalho foi iniciado com a retirada de pneus inservíveis

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) adere à ação ministerial Entulho Zero e deu início, nesta terça-feira (13), às atividades do cronograma do plano de prevenção ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, com a retirada de pneus inservíveis de imóveis e terrenos de Teresina.

No primeiro semestre de cada ano, há o aumento dos índices epidemiológicos, havendo maior número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito, registrados pelos órgãos de Saúde, como explica Miriane Araújo, gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi. “A secretaria está aqui apoiando uma ação que o município de Teresina já realiza, recolhendo, em média, 260 mil pneus por ano e enviando a ecopontos de reciclagem. Essa ação precisa ser trabalhada em parceria com todos os municípios, daí o motivo da gente estar aqui hoje mostrando esse trabalho para servir de direcionamento às outras cidades do estado”, destaca a gerente.

Amariles coordena ação em Teresina (Crédito: Reprodução MN)
Amariles coordena ação em Teresina (Crédito: Reprodução MN)

Além do município de Teresina, existem ecopontos adequados para o tratamento desses pneus em Uruçuí e Parnaíba, que já realizaram este ano uma ação de recolhimento de pneu no estado, sendo 22 toneladas em Parnaíba; 140 toneladas em Teresina (em agosto)  e em Uruçuí 80 toneladas.


Fonte: Rede Meio Norte