Equipamentos vão facilitar comunicação entre presídios e polícias

Foram entregues 30 novos rádios comunicadores portáteis

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), entregou, em solenidade na Penitenciária Irmão Guido, novos equipamentos que serão utilizados pelo órgão no Sistema de Radiocomunicação Digital Troncalizado, que tem como objetivo integrar o sistema prisional às forças de segurança pública.

Foram entregues 30 novos rádios comunicadores portáteis, 11 rádios comunicadores fixos (para serem utilizados em bases e em viaturas) e uma repetidora digital transportável. Os equipamentos foram adquiridos como parte do plano de segurança prisional que vem sendo implementado pelo Governo do Estado desde 2015.

O Sistema, de acordo com o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, funcionará facilitando a articulação de ações entre os presídios e entre o sistema penitenciário e as polícias Militar e Civil, Força Tática da PM, Corpo de Bombeiros, Samu, Strans, dentre outros órgãos que, por ventura, possam colaborar com a ordem na área de segurança.

“É, sem dúvida, um avanço para o sistema prisional. Esses equipamentos permitirão eficácia na comunicação estratégica de ações, equipamentos de equipamentos de última geração, com tecnologia de ponta, que vão dar uma nova e eficiente dinâmica ao trabalho da Secretaria de Justiça”, pontua Oliveira.

O subcomandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, destaca que a Polícia Militar, a exemplo da Secretaria de Justiça, vai se articular para adquirir esse tipo de equipamento, que, segundo ele, vai melhorar a comunicação dentro da capital e com as bases da corporação no interior, dando mais eficiência no combate à criminalidade.

O investimento nos novos equipamentos é próprio da Secretaria de Justiça do Estado e na ordem total de R$ 367 mil. Os rádios contam com sistema digital e GPS e tecnologia que impede interceptação. A Sejus também entregou novos materiais de proteção individual para o Grupo de Intervenção Prisional, como coletes e uniformes.


Image title

Image title

Image title

Fonte: Com informações do Portal do Governo