Equipe multiprofissional atende pessoas que desejam parar de fumar

Dois grupos com 50 pacientes participam das reuniões

Pessoas que espontaneamente buscam tratamento para deixar de fumar podem contar com os serviços de equipe multiprofissional no Hospital do Parque Piauí, zona Sul.

A psicanalista e psicopedagoga Gardene Lacerda, coordena o Programa Controle e Tratamento do Tabagismo, explica que as sessões são realizadas com análise de dados clínicos do paciente, necessidade de uso de medicamentos e respeitando a individualidade de cada paciente. “Quem decide quando deve parar de fumar e qual o método é o paciente que conta com apoio médico, psicológico e nutricional”, destaca.

Atualmente funcionam dois grupos com 50 pacientes que participam de sessões para troca de experiências, recebem orientações sobre como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e benefícios obtidos após parar de fumar.

Dicas para resistir ao desejo de fumar

Ficar sem cigarro, beber muita água ou suco, fazer atividades físicas, respirar profundamente, escovar os dentes imediatamente após as refeições, recusar cigarros ofertados por amigos, renovar seus propósitos em não fumar e evitar tomar café porque acentua o desejo de fumar.

São sentidos como benefícios físicos, o aumento da energia física, melhora na respiração, paladar e no olfato. Os benefícios obtidos após parar de fumar são que os riscos de adoecimento diminuem  a cada dia sem fumar, a tosse desaparece e a economia do dinheiro.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina