Equipes do interior recebem treinamento sobre microcefalia

Os profissionais serão informados sobre perfil epidemiológico

A exemplo do que aconteceu em Teresina, equipes multiprofissionais da Secretaria de Estado da Saúde iniciam nesta quinta-feira (17) a Oficina Descentralizadas de Sensibilização sobre Microcefalia nos territórios de desenvolvimento do Piauí.

Com o treinamento, secretários municipais de saúde, diretores de hospitais, diretores regionais de saúde, enfermeiros e médicos da atenção básica e do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) serão informados e discutirão sobre perfil epidemiológico da doença, perfil clínico, protocolo de manejo de casos, fluxo de pacientes, centro de referência e situação vetorial.

“Frente à situação vivenciada no país e tendo em vista a epidemia de microcefalia instalada no Piauí, é necessário somar esforços com todas as instituições envolvidas no assunto. Por isso, o Governo do Estado busca a adesão ao esforço coletivo de ampla abrangência, chamando as instituições presentes nos municípios a se engajar na luta contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika”, disse a gerente de Atenção à Saúde da Secretaria, Miriane Araújo.

A oficina inicia para profissionais dos territórios Vale dos Rios Guaribas e Vale do Rio Canindé, dia 17, no auditório da Câmara Municipal de Picos. Na sexta-feira (18), será a vez dos Territórios Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Território Chapada das Mangabeiras e Território Alto do Parnaíba, no auditório do IFPI em Floriano.

Finalizando a primeira etapa da oficina, o Território Serra da Capivara recebe a equipe da Saúde no sábado (19), na Câmara Municipal de Vereadores em São Raimundo Nonato. As oficinas acontecerão sempre no horário de 8h30 às 12h.

Fonte: Com informações do Portal do Governo