Erro em sistema expõe dados de candidatos logo no primeiro dia de inscrição do Sisu

Erro em sistema expõe dados de candidatos logo no primeiro dia de inscrição do Sisu

Estudantes visualizaram cadastro e notas de outras pessoas.

Candidatos que acessaram o site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos primeiros minutos da abertura das inscrições, na madrugada desta segunda-feira (7), relataram que tiveram acesso a dados de outros estudantes, como o nome, telefone, e-mail, e as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Ministério da Educação admitiu que durante alguns minutos o sistema apresentou problemas permitindo a visualização de dados de outros candidatos, mas que não era possível alterar os dados. De acordo com o MEC, o problema foi solucionado.

O estudante Murilo Gonçalves disse que teve acesso aos dados de outros dois candidatos, um chamado Felipe e outro Rafael. Os dados apareciam quando o candidato que entrava no sistema clicava na página ?Ajuda?. ?Este problema mostra que o sistema do Inep é instável e inseguro?, diz o estudante.


Erro expõe dados de candidatos logo no 1º dia de inscrição do Sisu

A candidata Samara França disse que ao atualizar sua inscrição no Sisu constatou que os seus dados haviam sido alterados. ?Apareceram dados de uma pessoa que não conheço. Atualizei novamente e o erro foi corrigido. Porém, ao atualizar novamente minha página no Sisu, outros dados de outra pessoa apareceram?, afirmou. ?Como um site gerenciado pelo governo, permite que uma falha grave dessas ocorra? E se eu fosse uma pessoa de má fé? Tive acesso à informações pessoais de uma pessoa desconhecida, e poderia muito bem fazer uso desses dados.?

O MEC diz que em poucos minutos o problema foi resolvido. De acordo como ministério, às 7h da manhã desta segunda-feira 126 mil candidatos já haviam feito a inscrição. Antes mesmo da abertura do programa, cerca de 20 mil estudantes estavam logados no sistema.

As inscrições foram abertas por volta de 0h05 desta segunda-feira (7) e serão encerradas às 23h59 de sexta-feira (11). São oferecidas 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições. As inscrições devem ser feitas no site sisualuno.mec.gov.br.

O número de vagas cresceu 16% entre a edição de 2012 e a deste ano. No ano passado, mais de um milhão de candidatos concorreram às 108.552 vagas oferecidas por 95 instituições de ensino superior.

Os participantes poderão se inscrever em até duas opções de opções de vaga, especificando suas opções em ordem de preferência e incluindo a instituição, o local de oferta, o curso e o turno pretendidos.

Como cada instituição pode definir seus critérios de seleção, é dever do candidato ficar atento para as notas mínimas exigidas em cada curso, além da documentação necessária para a matrícula. A inscrição poderá ser alterada quantas vezes o candidato quiser até as 23h59 do dia 11, mas somente a última inscrição confirmada será considerada pelo sistema.

Diariamente, o sistema emitirá um boletim informando a nota de corte de cada curso, para que o candidato saiba se sua nota do Enem é suficiente para concorrer à vaga, e a classificação parcial do candidato, em seu boletim individual. Porém, a nota de corte não é calculada em tempo real, e sim uma vez ao dia. Por isso, ela não é uma garantir de que o candidato será selecionado para a vaga disputada.

Fonte: G1