Escola pública vence Dom Barreto em Campeonato Estadual de Xadrez

O desafio estímula ao raciocínio lógico dos estudantes.

A Escola Municipal Mário Faustino, localizada no bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina, foi a vencedora do I Circuito SEMEC de Xadrez, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). As alunas da escola pública conseguiram medalha de ouro após vencerem os representantes da escola particular Dom Barreto, que ficou com a medalha de prata.

A primeira etapa da competição, realizada no mês de abril, reuniu quase 90 estudantes. Nesta fase, 50 alunos, de 11 a 17 anos, jogaram em busca dos pontos acumulativos. Entre os benefícios da prática do xadrez nas escolas estão o estímulo ao raciocínio lógico e o respeito com os adversários.

 Para o professor e árbitro da Federação Piauiense de Xadrez, Júlio José, a disputa ensina na prática as leis essenciais do esporte. “O xadrez é um diferencial na educação dos jovens, ensina lealdade, respeito e autonomia. Eles aprendem que podem resolver as jogadas sozinhos, pensar sobre seus atos e assumir as consequências das escolhas. Isso é aprendizado para a vida”, comenta o professor.

Image title

Image title






 

Fonte: Portal MN