Escolas da Argentina terão cinema como parte do currículo

A iniciativa faz parte do programa “Escola Vai Ao Cinema".

A Argentina conta com uma grande produção cinematográfica – não apenas em tamanho, mas igualmente grande em qualidade. Porém, o país, assim como muitos outros, estava vendo o público de suas salas de cinema minguar. A solução encontrada para resolver o problema e educar os jovens a ver e compreender as obras feitas no país foi levar estudantes ao cinema.

A iniciativa faz parte do programa “Escola Vai Ao Cinema“, que irá levar alunos de sete províncias argentinas às salas de cinema para assistir filmes nacionais gratuitamente. Além de ver as produções, as crianças também terão aulas sobre o histórico e a crítica do filme, aprendendo a valorizar e compreender as obras e seu contexto. Ao todo, o programa deverá atingir 100 mil estudantes.

O “Escola Vai Ao Cinema” foi realizado pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA) em parceria com a França, que já adota um modelo semelhante desde 1989, sendo hoje um dos mercados cinematográficos mais expressivos da Europa. Segundo o presidente do INCAA, Alejandro Cacetta, espera-se que, assim como exemplo francês, o projeto se torne uma política de longo prazo.

Image title

Fonte: Hypeness