Escolas da rede Estadual atrasam final do ano letivo 2014 no Piauí

A proposta de calendário escolar para este ano previa o encerramento do período letivo no dia 20 de dezembro, mas algumas escolas estenderam as aulas

O mês de dezembro significa férias escolares para muitos estudantes. No entanto, essa regra não se aplica para alguns estudantes da rede estadual de ensino de Teresina, que até o momento se encontram em plena atividade nas salas de aula.

De acordo com a diretora de Gestão da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), Eudina Rocha, o atraso tem sido anual, devido às escolas não seguirem plenamente o calendário elaborado e proposto pela Seduc e também por conta de reformas e reparos na estrutura das escolas.

“Esse atraso ocorre todos os anos, porque a Seduc lança uma proposta de calendário, que a deste ano estava marcado para encerrar no dia 20 de dezembro. Algumas escolas sentiram a necessidade de estender as aulas, para que as atividades sejam concluídas da melhor maneira possível.

Mas esse calendário é apenas uma proposta e pode ser adequado de acordo com a realidade de cada escola. Além disso, as ocorrências de reformas ou reparos contribuíram também para o atraso. Mas isso não atrapalhará os alunos”, garante Eudina Rocha.

Segundo o diretor de Engenharia da Seduc, José Renato Barreto, das 300 escolas que passaram por reforma ou reparos, 30 já foram concluídas e 20 escolas tiveram os contratos rescindidos, por não terem iniciado a obra e as demais ainda estão em andamento, sem previsão de conclusão.

“Por motivos burocráticos, estamos suspendendo todas as obras e as documentando, para que o próximo governo, que assume no início do ano, possa retomá-las sem prejuízos. Não podemos dar uma previsão de encerramento dessas obras, porque isso depende do grau de necessidade de cada escola.

Há escolas que precisam de grandes reformas, outras, de pequenos reajustes. Isso varia”, explica o diretor de engenharia da Seduc.

Apesar do atraso para o encerramento do ano letivo 2014, as escolas públicas estaduais de ensino deverão realizar as matrículas nos dias 5 a 9 de janeiro. As aulas do ano letivo 2015 estão previstas para começarem no dia 10 de fevereiro.

Fonte: Márcia Gabriele