Escolas de Cocal dos Alves são incluídas no Qualiescola

O público-alvo são alunos matriculados do 3º ao 5º ano

Em Cocal dos Alves, município a 217 Km de Teresina, 17 escolas municipais firmaram parceria com o Instituto Qualidade no Ensino ? IQE, organização não-governamental que investe na melhoria da qualidade de ensino como forma de combater as desigualdades sociais.

O convênio foi assinado em julho deste ano junto à Secretaria Municipal de Educação do Município. O público-alvo são alunos matriculados do 3º ao 5º ano, o que irá beneficiar 434 crianças e adolescentes no município.

A secretária de Educação do município, Kuerly Brito, salienta que a parceria visa a formação dos professores, além da supervisão dos processos de ensino e acompanhamento do desempenho durante três anos, tempo de vigência do convênio. ?A parceria vai trabalhar com base nos IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com a meta de diminuir os índices de evasão escolar, além de melhorar o aproveitamento dos alunos nessas séries?, afirma a secretária municipal.

De acordo com José Gayoso, Relações Institucionais do IQE, em Cocal dos Alves existe um potencial para a melhora na proficiência (Língua Portuguesa e Matemática) e em consequência na taxa de aprovação dos alunos. Para ele, a metodologia de ensino desenvolvida pelo IQE, através do Qualiescola, contribuirá fortemente para alcançar os objetivos traçados. ?Costumamos nos referir ao programa como um processo contínuo de monitoramento da qualidade de uma rede de ensino e a ideia é obter em 2015 um Ideb de no mínimo 6,0?, pontua.

O município se destaca pelo melhor desempenho, entre os municípios piauienses, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. Foram 28 medalhas conquistadas, com três de ouro, três de prata e 22 de bronze. Os estudantes do município continuaram com o mesmo desempenho de 2011, conquistando 10 medalhas e 15 menções honrosas em 2012. Este foi um dos aspectos que chamaram a atenção do IQE. ?Indiretamente, estaremos contribuindo para a manutenção dos excelentes níveis de performance alcançados pelos discentes de Cocal dos Alves na OBMEP?, finaliza José Gayoso.

Fonte: Samira Ramalho