Escolas de Teresina recebem ações de saúde durante toda esta semana

Levar saúde para a escola. Essa é a intenção dos Ministérios da Educação e da Saúde

Durante toda esta semana, equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e comunidade escolar em ações de prevenção da obesidade e saúde ocular estão realizando ações voltadas à saúde em escolas da Rede Estadual de Ensino e de várias redes municipais do Piauí.

A Semana da Saúde na Escola 2013, como é denominada a ação, tem atenção maior à obesidade. Até a sexta-feira (15), médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde vão até as escolas e estão realizando exames de avaliação do índice de massa corporal das crianças, que farão também exames oftalmológicos. Além disso, elas podem fazer exercícios com educadores físicos e receber dicas de alimentação saudável.

Para a diretora do Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (CEFTI) Pequena Rubim, Francisca Viana, essa ação é fundamental para as crianças. ?A escola atende hoje a cerca de 406 alunos, numa faixa etária entre 7 e 14 anos. Muitos deles têm o acompanhamento da família, no que se refere à saúde, mas outros não têm atenção nenhuma, são carentes e precisam desse tipo de atendimento?, coloca.

A escola é uma das 30 unidades estaduais que receberão as ações da Semana Saúde na Escola. O início da atividade se deu com a divulgação do trabalho junto aos pais. Na manhã de ontem (12), os médicos do Programa Saúde da Família (PSF) estiveram na escola e entregaram todo material a ser usado durante a semana. ?Os pais vão fazer o diagnóstico nos filhos, por meio dos folhetos do PSF. Essa é uma preparação antes do início do tratamento?, coloca a diretora ao frisar que no dia 18 os profissionais devem recolher o material para dar início ao tratamento mais intenso.

?Depois do material recolhido, no dia 22, eles começam o tratamento, que inclui também a entrega de medicamentos. Além disso, os profissionais vão medir, pesar, fazer teste da visão e colher o sangue dos alunos?, acrescenta.

A pequena Micaele Maia, que está no 3º ano do Ensino Fundamental, conta que esse atendimento será importante para sua saúde. ?Já me preocupo com minha saúde. Como frutas e verduras todos os dias. Minha mãe sempre me diz que elas são boas para que eu cresça forte?, conta.

Fonte: Aline Damasceno