Escolas do Rio não terão aula na quarta devido à previsão de temporal

A informação foi confirmada no fim da tarde pelas secretarias de Educação

| Reprodução/JN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As aulas nas escolas públicas da redes municipal e estadual não funcionarão nesta quarta-feira (13), devido à previsão de chuva forte na cidade. A informação foi confirmada no fim da tarde pelas secretarias de Educação. Por volta das 19h, começou a chover na capital.

Aulas suspensas:

-escolas municipais do Rio e de Nova Iguaçu;

-escolas estaduais de todo o estado do RJ

-algumas escolas particulares (consulte seu colégio).

Pela manhã, a prefeitura anunciou que as escolas municipais funcionariam até meio-dia, mas à tarde as aulas foram suspensas o dia inteiro devido a uma mudança na previsão, que antecipou o risco de chuva forte. Até as 18h50, não havia sido decretado ponto facultativo, ou seja, outras áreas do funcionalismo público terão expediente.

À tarde, foi a vez de o governo do Estado informar que suas escolas também não terão aulas.

Algumas escolas particulares do Rio anunciaram redução de cargas horárias e outras cancelaram. A recomendação é que alunos e responsáveis entrem em contato com os colégios.

A prefeitura também afirmou que, se houver necessidade, poderão ser fechadas a Avenida Niemeyer, a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá e o Alto da Boa Vista.

Coletiva para anunicar medidas

Cuidados especiais e previsão do tempo

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de pancada de chuva no Rio já a partir da noite desta terça (12). De acordo com Messina, equipes da Comlurb e da CET-Rio estarão localizadas em pontos já fragilizados.

Durante coletiva de imprensa, o prefeito Marcelo Crivella destacou que a cidade deve passar por mais um evento que "inspira cuidados".

O prefeito pediu para que a população priorize o uso de transporte público e deixe o carro na garagem e evite colocar o lixo na rua nesta quarta-feira até o fim da chuva.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio está divulgando em suas redes sociais uma série de medidas que a população do Rio deve tomar devido ao alerta de chuva forte.

"A prefeitura vai estar com milhares de funcionários de plantão, as medidas de segurança serão anunciadas pelo Paulo Messina. Queria fazer um apelo: pessoas que vivem nas encostas do Rio de Janeiro, sobretudo as mais íngremes, saiam dessas áreas, pois são as áreas mais perigosas", garantiu Crivella.

Desde à chuva forte da semana passada, a Comlurb retirou 10 mil toneladas de material das ruas e fez a poda ou recolheu 700 árvores.

Ressaca

A Marinha emitiu aviso de alerta de ressaca para o RJ a partir das 10h desta quarta-feira até 10h de quinta-feira (14), com previsão é de ondas de até 2,5 metros.

O Instituto de Meteorologia também divulgou um aviso de mudança de tempo em outras regiões do estado na quarta-feira (13), com pancadas de chuva de moderada a forte no Sul, Serras e áreas isoladas da Região Metropolitana.

A previsão é que os ventos atinjam 90 km/h. Na quarta-feira da semana passada, os ventos chegaram a 110 km/h.

Deslizamentos na Av. Niemeyer atingem 2 ônibus e 2 pessoas morrem 

Alerta por SMS

A prefeitura também ressaltou que a população pode enviar mensagem de texto informando o CEP para o número 40199 para receber informações da Defesa Civil com alerta de riscos causados pela chuva.

"Pedimos que as pessoas não coloquem lixo nas ruas, pois não haverá coleta de lixo durante o temporal. A Light e Rio Luz terão gerentes 24h no COR para resolver possíveis problemas. Durante a chuva, vamos adotar índices mais conservadores: a partir de 45 milímetros de chuva, as sirenes irão tocar", destacou o secretário.

Crivella também detalhou que algumas comunidade vão ter atendimento diferenciado devido ao alto índice de risco, como a Rocinha e o Vidigal, na Zona Sul, e o Borel e a Formiga, na Zona Norte.

No temporal de quarta-feira (6), duas pessoas morreram dentro de um ônibus após um deslizamento de terra do Morro do Vidigal, uma pessoa morreu no interior da comunidade e uma outra na Favela da Rocinha.

Segundo a prefeitura, os estágios do sistema de alerta vão passar de três para cinco: normalidade; observação; atenção; alerta e crise. Ainda de acordo com o prefeito, a ideia é começar os processos e evacuação de áreas de risco já no 4º estágio, o de alerta.

Esse modelo, porém, ainda não vai entrar em vigor, já que um grupo de trabalho foi criado para estudar as mudanças por aproximadamente 10 dias.

Rio ainda não se recuperou de temporal

A cidade segue em estágio de atenção após a chuva forte da semana passada que provocou a morte de 7 pessoas na semana passada.

Até a manhã desta terça, a Avenida Niemeyer seguia interditada para a retirada de terra, pedras e árvores. O trânsito está liberado apenas para moradores e para hóspedes do hotel que fica na região.

A via foi fechada após o temporal provocar o deslizamento de terra, que atingiu dois ônibus. Dois passageiros morreram soterrados em um deles.

Principais medidas preventivas

-Aulas foram canceladas nas escolas municipais e estaduais. A recomendação é para que as escolas particulares adotem as mesmas medidas - algumas já anunciaram que não terão aulas;

-A população deve deixar o carro em casa e usar o transporte público;

-Se for necessário, a prefeitura vai fechar a Avenida Niemeyer, Estrada Grajaú-Jacarepaguá e Alto da Boa Vista;

-Serão mais de dez mil homens nas ruas envolvidos na prevenção e atenção com a chuva;

-Vans da Guarda Municipal serão usadas para retirar cidadãos ilhados ou em áreas de risco;

-População deve se cadastrar para receber avisos da Defesa Civil sobre chuva pelo SMS no número 40199;

-Prefeitura pede para que a população não coloque lixo nas ruas nesta quarta. Coleta da Comlurb só será feita após a chuva;

-As quatro comportas da região do Jardim de Alah, Rua Visconde de Albuquerque, General Garzon, no Jardim Botânico, e em Botafogo podem ser abertas;

-O Gabinete de Crise, comandado pelo prefeito Marcelo Crivella, será instalado no COR em caso de necessidade;

-Prefeitura pede que sejam verificados o abastecimento dos geradores nas unidades pré-hospitalares e hospitalares.

-A equipe que trabalha no atendimento do 1746 será reforçada;



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES