Escolas em tempo integral serão prioridade em 2013, declara Átila Lira

Átila Lira, fala das metas para a área em 2013 e como fazer o Estado se destacar ainda mais


Escolas em tempo integral serão prioridade em 2013, declara Átila Lira
O secretário estadual de Educação, Atila Lira, informou que o governador Wilson Martins (PSB) vai comprar 180 ônibus escolares e a prioridade no ano de 2013 é a ampliação das escolas em tempo integral, que é apontada como essencial para aumentar a qualidade da educação no Piauí. Os ônibus serão comprados porque o transporte escolar no interior do Piauí é muito precário e terceirizado.

?Esse é um problemão que nós enfrentamos, o do trasporte escolar. O governador Wilson Martins vai adquirir para o Governo do Piauí 180 ônibus em 2013, melhorar a frota.

Esse número vai ajudar porque nós temos poucos transportes e dependemos de ônibus de terceiros. A nossa ideia é criar uma frota municipal em todo o Piauí. A Educação está progredindo?, declarou Átila Lira.

O secretário falou ao Jornal Meio Norte sobre mais projetos para melhorar a Educação e fazer o Estado se destacar ainda mais nessa área. Confira a entrevista:

Meio Norte - Como o Piauí está conseguindo destaque nacional em educação por estar fazendo muito com pouco recursos?

Átila Lira - O que a gente está dando ênfase são duas coisas na escola: a gestão e o tempo integral. A escola que tem uma boa direção, uma relação com a comunidade e, portanto, bem dirigida, e trabalha com regime de tempo integral e ampliação de jornada, tende a ter melhores resultados. Nessa ideia é que nós estamos trabalhando agora com a Escola de Cocal dos Alves e outras boas escolas do Estado, para que elas repliquem esse modelo para outras escolas. A Escola de Cocal dos Alves vai dar assistência técnica a dez municípios em torno daquela cidade.

Meio Norte - Com qual orçamento a Secretaria Estadual de Educação está trabalhando para qualificar a educação no Piauí?

Átila Lira - São 850 escolas que, considerando os gastos com pessoal e outros, custam R$ 950 milhões por ano. O gasto per capita por aluno é de R$ 2 mil, complementados pelo Governo Federal. São 310 mil alunos matriculados na rede estadual de educação pública.

Meio Norte - Que tipo de educação funciona no Piauí?

Átila Lira - A escola que dá certo é a escola de tempo integral porque amplia a jornada e o aluno tem atividades regulares fora as aulas. São atividades complementares como os esportes e artes. Isso tudo ajuda o aluno a se tornar mais interessado na escola.

Meio Norte - Quais as habilidades que o aluno deve ter?

Átila Lira - É o instrumental da vida. Ele aprendendo a ler, contar e interpretar um texto, ele está preparado para trabalhar, para viver melhor.

Meio Norte - O que deve fazer a escola para que o aluno consiga isso?

Átila Lira - É o desafio da educação. É justamente preparar o aluno para ter essas habilidades.

Meio Norte - Das experiências nas escolas do Piauí que o senhor conhece, o que destaca?

Átila Lira - Eu destaco como mais importante a boa direção da escola.

Meio Norte - De que forma essa escolas ajudam na qualidade do ensino e seus alunos?

Átila Lira - Pela organização. A escola que tem uma boa gestão tem professores com cumprimento de horários, tem uma biblioteca que funciona e se tiver o tempo integral é melhor ainda.

Meio Norte - A boa escola no Piauí é que vive da rotina?

Átila Lira - Uma escola organizada, que estabelece uma rotina, é parametrizada e caminha para um bom resultado porque tem pedagogia, tem metodologia.

Meio Norte - Qual o papel do planejamento nas escolas?

Átila Lira - São duas variáveis importantes porque é uma variável do que você vai fazer e a qualificação do professor, que é permanente, é uma necessidade. Uma das correlações dos bons resultados está com a formação do professor e com sua continuidade dos estudos.

Meio Norte - Como está o Piauí nessa questão?

Átila Lira - O Piauí está caminhando, tem todo um plano de metas e está avançando nas avaliações.

Meio Norte - O Piauí tem passado de quanto para quanto no Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico)?

Átila Lira - O Ideb do Piauí se antecipou . O que era para 2011, ele já tem a média de 2015. Este ano é o ano da avaliação e acredito que a gente vá ampliar e antecipar ainda mais a meta.

Meio Norte - Que tipo de ensinamento o Piauí tem da prova internacional de avaliação, a Pisa?

Átila Lira - A Pisa só faz avaliação de português e matemática. É isso que as avaliações brasileiras estão seguindo.

Meio Norte - O que está sendo feito para não deixar alunos para trás?

Átila Lira - Com a formação de turmas de aceleração para corrigir o fluxo. Ou seja, esses alunos que ficaram para trás você trabalha para que recuperem o tempo perdido.

Meio Norte - Andando no interior é possível encontrar estudantes em transportes precários e perigosos. O que pode ser feito?

Átila Lira - Esse é um problemão que nós enfrentamos, o do transporte escolar. O governador Wilson Martins vai adquirir para o Governo do Piauí 180 ônibus em 2013, melhorar a frota. Teremos uma frota municipal em todo o Piauí.

Fonte: Efrem Ribeiro