Escolas municipais de Teresina participam do Prêmio Nutrir da Nestlé

Concorrem ao prêmio 11 municípios nordestinos que receberam capacitações do Programa de Educação Nutricional Nutrir

As escolas municipais Ofélio Leitão e Benjamim Soares de Carvalho e o Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Auxiliadora foram inscritas ontem (29), pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina (SEMEC), no Prêmio Nutrir, que é integrado ao Programa Nutrir, idealizado pela Fundação Nestlé e tem a SEMEC como parceira. O objetivo do Nutrir é levar às comunidades noções básicas sobre educação alimentar, saúde e higiene.

Em Teresina, as nutricionistas e estagiários de Nutrição da SEMEC e os manipuladores de alimentos das escolas da rede municipal tornaram-se multiplicadores do programa Nutrir e desenvolveram nas escolas o curso Teresina Nutrindo a Escola para a Vida, com informações a pais e alunos sobre a importância da boa alimentação e da manipulação correta dos alimentos.

O Prêmio Nutrir é um incentivo da Fundação Nestlé para as escolas do Nordeste que participam do Programa Nutrir. Cada município participante tem até, 30 de dezembro, para inscrever o seu projeto; o melhor será anunciado em março de 2009. Concorrem ao prêmio 11 municípios nordestinos que receberam capacitações do Programa de Educação Nutricional Nutrir, realizada por consultores da Fundação Nestlé no período de 17 a 19 de agosto, em João Pessoa.

Segundo a chefe da Divisão de Nutrição Escolar da SEMEC, Siomara Ribeiro, para concorrer ao prêmio, as escolas deveriam ter participado do Programa de Capacitação do Nutrir e desenvolvido um projeto pedagógico baseado em educação alimentar. "A finalidade do Prêmio Nutrir é consolidar o Programa dentro das escolas parcerias, bem como reconhecer e valorizar os projetos mais consistentes voltados para a melhoria da alimentação dos alunos e de toda a comunidade escolar; temos certeza de que Teresina está sendo muito bem representada por nossas escolas", disse.

As escolas municipais de Teresina inscritas no Prêmio Nutrir foram capacitadas durante todo o ano pela equipe da Divisão de Nutrição Escolar da SEMEC, que colaborou para a criação e a manutenção de hortas escolares; realização de palestras sobre saúde e alimentação; além da implementação de sistema self-service no refeitório das escolas, incentivando os alunos a se servirem e terem autonomia na preparação dos pratos.

Em 2007, o Prêmio Nutrir recebeu mais de 100 projetos que visavam combater a desnutrição e a obesidade em comunidades carentes de todo o país, dos quais 21 foram premiados. Os vencedores receberam prêmios em dinheiro para investir em suas ações ao longo do ano.

Fonte: Semcom, www.teresina.pi.gov.br