Aluno passa mal e morre durante aula de educação física

Aluno passa mal e morre durante aula de educação física

08/03/2006 - 07:23

O estudante Roberto Martins Pinheiro, 15 anos, aluno da 8ª série da escola municipal Nelson Rodrigues, em Jacarepaguá, na capital fluminense, passou mal e morreu ontem, durante aula de educação física em uma praça perto do colégio. Ele teria sido vítima de ataque fulminante do coração enquanto se exercitava. De acordo com colegas, ele sofria de doença conhecida como sopro.

A direção da escola informou que não tinha conhecimento da suposta doença de Roberto. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, no momento da matrícula, os pais são orientados a preencherem formulário no qual informam se o aluno possui ou não algum problema de saúde. No caso de Roberto, não havia qualquer indicação.

À tarde, as aulas foram suspensas na escola, e cartaz colado na porta avisava sobre o falecimento. Ainda no início da tarde, o clima era de tristeza entre os estudantes.

Betinho, como era chamado pelos amigos, saiu junto com a turma para a aula de Educação Física, que às vezes é realizada fora do pátio do colégio, e logo em seguida, por volta das 10h, começou a passar mal.

"Quando os bombeiros chegaram ele já estava morto. Foi tumulto muito grande", contou a vendedora Terezinha Araújo, que assistiu à cena. A mãe de Roberto (cujo nome não foi divulgado) foi chamada às pressas e desmaiou ao ver o corpo do filho. No hospital Cardoso Fontes, para onde o adolescente foi levado, ela foi amparada por amigos e familiares todo o tempo.

Segundo contam vizinhos da família, que mora próximo ao colégio, Betinho já havia se consultado com vários médicos. Um deles, inclusive, teria indicado a prática de esportes para o adolescente. Ainda conforme amigos, o jovem fazia parte de time de futebol.

De acordo com o cardiologista Marcos Benchimol, da Uni-Rio, em alguns casos específicos da doença o esporte pode ser contra-indicado ao paciente. "Não devemos generalizar. Mas em alguns casos bem mais graves, o problema pode levar à morte", explica o médico.

O corpo do adolescente será enterrado hoje, no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. Amigos da escola prometem homenagem ao rapaz.

FONTE:
TÓPICOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ver mais+

DEIXE SEU COMENTÁRIO

voltar para o topo