Esquadrilha da fumaça faz show hoje em THE

Esquadrilha da fumaça faz show hoje em THE

Show no céu de Teresina. É isso que a população vai poder conferir na tarde de hoje com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Depois de passar pelas cidades de Altos, Esperantina, Miguel Alves, São Miguel do Tapuio, Luzilândia e Pedro II, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (Esquadrilha da Fumaça) apresenta-se na tarde de hoje em Teresina. O espetáculo, marcado para as 16 horas, na Avenida Cajuína, Zona Leste da capital, nas proximidades da Ponte Wall Ferraz e da sede do PMDB, a atração promete atrair um grande público. As demonstrações aéreas já são realizadas há 60 anos, com acrobacias que rasgam os céus e empolgam multidões.


Esquadrilha faz hoje show em THE depois de 15 anos

Esquadrilha faz hoje show em THE depois de 15 anos

Sendo o principal agente de comunicação social da Força Aérea Brasileira (FAB), a Esquadrilha da Fumaça distingue-se das demais esquadrilhas por realizar voo invertido em formação nas diversas fases da demonstração, fato consolidado com o recorde mundial estabelecido no ano de 2006, quando voaram doze aeronaves nessa configuração.

Desde o dia 21/04 o esquadrão está baseado em Teresina, no Aeroporto Senador Petrônio Portella. Na volta das demonstrações realizadas nas cidades do interior do Piauí, a ?Fumaça? acostumou-se a brindar os teresinenses com algumas manobras, antes de prosseguir para o pouso.

A Esquadrilha da Fumaça nasceu pela iniciativa de pilotos da antiga Escola de Aeronáutica, sediada no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, que nos intervalos do almoço treinavam acrobacias em formação com a aeronave T-6.

Inicialmente, com duas aeronaves, os mais experientes executavam Loopings e Tonneaux sob os olhares estupefatos dos alunos em solo. À época, o intuito era demonstrar aos cadetes que o homem devia confiar em sua máquina e, sobretudo, não duvidar das suas próprias habilidades, adquiridas nos voos de instrução.

Mas o voo oficial aconteceu no dia 14 de maio de 1952, quando os pioneiros decolaram pra história na demonstração durante a visita de uma delegação de oficiais estrangeiros. O acréscimo da fumaça veio na sequência para facilitar a visualização das manobras.

Os primeiros fumaceiros foram apelidados inicialmente de ?cambalhoteiros?, numa alusão às manobras que realizavam. Hoje, o time da Esquadrilha da Fumaça é formado por treze pilotos que se revezam em sete posições de voo. Amanhã as aeronaves apresentam-se em Regeneração, centro Norte do Estado.

Fonte: Dowglas Lima, Jornal Meio Norte