150 vagas serão abertas para intercâmbio, afirma secretário Átila Lira

150 vagas serão abertas para intercâmbio, afirma secretário Átila Lira

Ele também afirmou que o Poupança-escola está sendo implantado em 44 municipios piauienses

Uma novidade do Ministério da Educação, o Poupança-escola está sendo implantado em 44 municipios piauienses. O secretário de educação Átila Lira explicou que o programa depositará R$ 40 por mês na conta de cada estudante, que poderá sacar uma parte do dinheiro no final do ano, mas só poderá retirar todo o valor quando completar o ensino médio.

"A intenção do programa é manter o aluno na sala de aula. No Piauí, temos uma evasão escolar altíssima", disse Átila Lira. O programa beneficiará mais de 10 mil alunos da rede pública, mas só se eles manterem uma frequência escolar e rendimento nas notas aceitável, principalmente nas disciplinas cobradas na Prova Brasil, português, interpretação de texto e matemática. Os municípios escolhidos, segundo o secretário, estão entre os mais pobres do Piauí.

Átila Lira falou também que 150 vagas serão abertas para intercâmbio para os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Argentina, Chile e Espanha. serão 100 vagas para alunos de lingua inglesa e 50 para lingua espanhola.

"Será uma oportunidade desses alunos concluírem o ensino médio em outro país, o que antes só era possível aos ricos", disse.



O secretário informou que o grande projeto da educação estadual são as escolas de tempo integral. Segundo ele, serão inauguradas 33 novas escolas preparadas para manter os alunos durante todo o dia. 72 serão ampliadas para se adequarem ao modelo, e serão construídas 53 novas quadras de esportes, ferramentas fundamentais para manter os alunos dentro da escola.

Fonte: Andrê Nascimento