Estados ficaram quatro horas sem energia, segundo ONS

Maranhão foi o único não afetado pelo apagão no Nordeste na noite da quinta-feira

Os oito Estados da região Nordeste atingidos por um apagão na noite desta quinta-feira (3) ficaram cerca de quatro horas sem energia elétrica, informou o ONS (Operador Nacional do Sistema).

Foi prejudicado pelo apagão? Dê seu relato

Segundo o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, no Ceará, a energia voltou uma hora após a pane, enquanto no Rio Grande do Norte o fornecimento só foi normalizado após mais de quatro horas.

O único Estado da região que não foi atingido pelo apagão foi o Maranhão. A pane aconteceu por volta de 23h20 no horário local (0h20 no horário de Brasília).

O ONS investiga o que pode ter causado a falha que desligou um equipamento eletrônico de proteção e provocou o corte na transmissão de uma linha na subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá, no Pernambuco.

A interrupção causou desequilíbrio entre as linhas que distribuem a energia elétrica e, por medida de segurança, o sistema acabou derrubando outras cinco linhas, em um efeito dominó.

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, vai ao Rio na segunda-feira (7) para uma reunião entre representantes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) e de distribuidoras de energia na sede do Operador Nacional do Sistema, no centro do Rio de Janeiro

Fonte: R7, www.r7.com