Estados Unidos confirma 109 casos de gripe suína

Já há 236 casos confirmados de gripe suína ao redor do mundo.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quinta-feira (30) que já há 236 casos confirmados de gripe suína ao redor do mundo. O número de mortes continua em 8 -7 no México, uma nos Estados Unidos.

Keiji Fukuda, "número dois" da OMS, disse que não há sinais nesta quinta-feira que sugiram que o alerta de pandemia, elevado na quarta-feira para o nível 5 , seja elevado ao grau máximo.

O grau 5 significa que a doença está a um passo de se tornar uma epidemia de alcance mundial.

Fukuda também disse que a produção do antiviral Tamiflu está sendo ampliada para lidar com a doença

EUA

Nos EUA, o Centro de Controle de Doenças informou que o número de casos confirmados saltou de 91, na quarta-feira, para 109 nesta quinta, em 11 estados.

Autoridades sanitárias federais já confirmam casos de gripe suína em 14 países ao redor do mundo.

Também têm casos confirmados, segundo relatos das autoridades locais: Nova Zelândia (16), Canadá (13), Espanha (13), Alemanha (3), Israel (2), Escócia (2), Inglaterra (2), Costa Rica (1), Áustria (1), Holanda (1), Suíça (1) e Peru (1).

A situação mais grave é de Nova York (50 casos). Depois, vêm Texas (26), Califórnia (14), Carolina do Sul (10). Na Carolina do Sul, os doentes são estudantes que viajaram ao México, foco da doença.

Há novos casos também no Minnesota, no Nebraska e na Geórgia. Autoridades estaduais confirmaram dois casos também no Colorado.

Fonte: g1, www.g1.com.br