Estudante piauiense se classifica no Concurso Internacional de Cartas

O Concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU) - entidade que congrega os operadores postais de 192 países - com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens.

Do município de Anísio de Abreu, pertencente a 13ª Gerência Regional de Educação, a aluna Milleny Pereira da Unidade Escolar Estadual Letícia Macêdo, se classificou na etapa estadual do 44º Concurso Internacional de Cartas da UPU/2015. O Concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU) - entidade que congrega os operadores postais de 192 países - com o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.


O tema para este ano foi "Escreva uma carta para descrever o mundo onde gostaria de crescer". Participaram da competição, estudantes de escolas públicas ou privadas com idade até 15 anos. O concurso acontece em três fases: Na fase estadual, são premiadas as três melhores redações de cada Estado (alunos e escolas), e na fase nacional, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional. A quarta etapa - fase internacional - fica a cargo da União Postal Universal (UPU).

A estudante piauiense de 12 anos que está na etapa nacional, conta que está muito feliz pela etapa concluída. "O mais importante não é a premiação, mas o reconhecimento recebido, pois para realizarmos um sonho, basta acreditarmos", disse a jovem.

A Unidade Escolar Letícia Macedo, vem se destacando nos últimos anos entre as escolas da 13º GRE, principalmente pelas classificações em concursos de redação, olimpíadas e aprovações em vestibulares. Em 2014 representou o Piauí no Parlamento Jovem Brasileiro, Recebeu Menção Honrosa pela OBMEP e teve mais de 40 alunos aprovados em vestibulares.

De acordo com o diretor da unidade, Dídaco Pindaíba, tal reconhecimento se atribui ao fato do compromisso do corpo docente que não mede esforços para elevar as potencialidades de seus alunos. "É uma honra para nós que fazemos parte dessa equipe", afirma o diretor.

"Estimular a leitura e a produção de textos é um dos principais objetivos de nossa escola, por isso, estamos sempre nos inscrevendo em competições desse nível, para que nossos alunos possam aprimorar cada vez mais suas habilidades", completa Dídaco.

Entre as escolas do Piauí classificadas no Concurso Internacional de Cartas do UPU/2015, a Unidade Escolar Letícia Macedo é a única pertencente a rede pública estadual, as outras duas classificadas, pertencem a rede privada.

O resultado nacional será divulgado no portal dos Correios a partir do dia 22/04/2015.

Premiação - Aluno

Fase Estadual

1º colocado: 1 tablet e certificado 2º colocado: 1 smartphone e certificado 3º colocados: 1 câmera digital e certificado

Fase Nacional

Vencedor nacional - uma televisão, um troféu e um certificado.

Fase Internacional

O vencedor da fase internacional (categoria ouro) será ganhará uma viagem à Berna para receber o prêmio na Secretaria Internacional. Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente, cunhadas pela Secretaria Internacional e terão o nome publicado na revista da UPU.

Premiação - Escolas

Fase Estadual

1º colocado: 1 computador e certificado 2º e 3º colocados: 1 impressora multifuncional e certificado.

Fase Nacional

O vencedor nacional receberá uma televisão, um troféu, um certificado e uma oficina da modalidade esportiva patrocinada pelos Correios. A oficina será realizada na cidade da escola vencedora ou em local previamente acordado entre escola e Correios.

Fonte: Assessoria