Estudantes da FAP fazem mutirão de limpeza à beira do rio Parnaíba

Eles fizeram uma pesquisa e detectaram que existe a necessidade de espalhar coletores

Os estudantes do terceiro período de administração da FAP participaram nesta sexta de um mutirão da limpeza à beira do rio Parnaíba. A iniciativa faz parte da adesão ao 7º Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O grupo de 22 alunos literalmente vestiu a camisa com a mensagem ?Somos defensores do Meio Ambiente?.

Além de fazer a coleta do lixo que se acumulava na região onde ficam os lavadores de carro, na avenida Maranhão, os estudantes fizeram uma pesquisa e detectaram que existe a necessidade de espalhar coletores para separar materiais orgânicos do metal, do plástico e do vidro. ?Ganhamos oito coletores de uma empresa de reciclagem e estamos fazendo rifa para comprar mais oito. Cada um custa R$ 25,00?, disse a estudante Ana Kelly da Silva Lima.

A pesquisa desenvolvida junto aos lavadores de carro detectou também que o filtro pelo qual a água deveria passar após a lavagem dos veículos, antes de voltar para o rio, não está com a limpeza em dias. ?A manutenção é para ser feita todo mês, mas desde que foi implantado esse filtro, nunca limparam?, disse o lavador Francisco das Chagas.

Além disso, ele reclama da falta de banheiros, iluminação, limpeza da área e falta de lixeiros. ?Esses que temos aqui são muito pequenos. Mas a solução trazida pelos estudantes é muito boa porque nós mesmos vamos separar o lixo e vendê-lo para a empresa de reciclagem. Funciona até como um incentivo para a gente deixar tudo limpo? declara Francisco das Chagas.

A FAP foi a única faculdade a aderir ao projeto ODM e o mutirão da limpeza foi apenas a primeira iniciativa dos estudantes. No segundo momento eles farão panfletagem para conscientizar os lavadores em relação a importância da coleta seletiva. A terceira atividade é uma palestra também voltada para esses trabalhadores e, por último, farão a entrega dos coletores para serem espalhados à margem do rio.





















FOTOS; JOSÉ ALVES FILHO

Fonte: Nayara Felizardo