Estudantes do Piauí conquistam medalha de Ouro em Olimpíada

Mais de 30 mil candidatos de todos o Brasil participaram.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2009 foi iniciada a Olimpíada Nacional em História do Brasil. A proposta inovadora foi elaborada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

A Olimpíada é realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e um professor de história do colégio. O processo se dá em seis fases, cinco delas online, onde as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe. A sexta fase acontece na própria UNICAMP.

Este ano, na 7º Edição das Olimpíadas, alunos do Colégio Integral de Teresina ganharam medalha de ouro pelo ótimo desempenho em textos, documentos, imagens e mapas. Os alunos do 9º ano estiveram empenhados por cerca de 1 mês e viajaram para São Paulo em busca da premiação. Eles estiveram acompanhados de um professor treinador e competiram com jovens do Ensino Médio. Mais de 30 mil candidatos de todos os Estados brasileiros participaram da Olimpíada.

O professor de história do Colégio Integral, Marcos André disse que o bom resultado foi fruto de intensa rotina de estudo e perseverança.

“Esse empenho dos alunos na disciplina história vem de muito tempo. Eles são meus alunos desde o 6º ano e há vários anos equipes do Colégio Integral tentam colocar esses meninos em destaque a nível nacional. Agora eles conseguiram sucesso absoluto com a medalha de ouro”, disse Marcos André.

A estudante premiada, Marília Luz contou porque decidiu participar da Olimpíada. “Nunca tinha ouvido falar dessa Olimpíada e desde o começo não estava tão interessada em participar, mas graças aos meus amigos que me incentivaram muito, me uni aos outros participantes e pude ser premiada”, disse.

Vagner Feijó e Alexandre Maranhão foram companheiros de Marília na Olimpíada e também estão muitos satisfeitos com o resultado alcançado. “A experiência foi muito boa, até porque fomos fazer a prova dentro de uma faculdade grande e voltar com medalha de ouro foi melhor ainda”, disse Vagner Feijó.

Nas olimpíadas, 35 equipes receberam medalhas de bronze, 25 medalhas de prata e 15 medalhas de ouro, colocando o Colégio Integral como um dos melhores do Brasil.

“Nós com certeza pensamos em fazer de novo a olimpíada de história ano que vem em busca do bicampeonato, também temos costume de fazer olimpíadas de outras matérias”, declarou Alexandre Maranhão.

O Colégio Integral se destaca ainda por priorizar a integração da escola com a família, inclusive as mães acompanharam os filhos nas olimpíadas. Samantha Maranhão, mãe de Alexandre, afirmou que o apoio dos pais é essencial na construção de uma educação exemplar.

“Os pais querem que os filhos estudem e tenham sucesso garantido no futuro. Eles tiveram a oportunidade de ver outros estudantes e trocar experiências bacanas”, declarou Samantha Maranhão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES